Itaúsa realizará aumento de capital com bonificações em ações para os acionistas

No dia 7 de novembro, a Itaúsa comunicou aos acionistas e ao mercado, em geral, que o Conselho de Administração da holding deliberou aumentar o capital da companhia para R$63,5 bilhões mediante capitalização de reservas de R$ 12,04 bilhões.

Isso foi viabilizado mediante a emissão 881.946 novas ações escriturais sem valor nominal, sendo 303.083.736 ordinárias e 578.862.602 preferenciais, que serão atribuídas gratuitamente aos acionistas, a título de bonificação, na proporção de 1 ação nova para cada 10 ações da mesma espécie que possuírem na posição acionária final do dia 10/11/2022.

Imagem: Reprodução

As novas ações serão creditadas na posição dos acionistas no dia 16/11/2022 e farão jus a quaisquer dividendos e/ou juros sobre o capital próprio que vierem a ser declarados após o dia 07/11/2022.

A bonificação será efetuada sempre em números inteiros e os acionistas que desejarem transferir suas frações de ações (que resultem 1 ação da mesma espécie), poderão realizá-las no período de 11/11/2022 a 10/12/2022 da seguinte forma:

(i) por meio de contas de mesma titularidade em corretoras distintas; 

(ii) por meio de negociações em ambiente privado de mercado de balcão não organizado (operações não registradas na Bolsa de Valores).

Após decorrido o período acima mencionado, eventuais sobras decorrentes dessas frações serão separadas, agrupadas em números inteiros e vendidas em leilão na B3 e o valor líquido da venda será disponibilizado aos titulares dessas frações, em data a ser informada oportunamente pela holding.

O que esperar dos dividendos da Itaúsa daqui e diante?

Nos últimos anos, houve um forte programa de investimentos por parte da Itaúsa no setor de infraestrutura com a aquisição parcial de empresas como Aegea ou CCR, por exemplo, o que contribuiu para a diminuição dos dividendos pagos à base de acionistas desde 2020.

Além disso, por questões regulatórias, durante a pandemia, os bancos foram impedidos pelo Banco Central de distribuir mais do que 30% dos seus lucros aos seus acionistas. A medida tinha como objetivo a preservação do capital das instituições bancárias para que eles pudessem conceder crédito e ter base para absorção de eventuais perdas.

Umas das consequências de todo esse contexto de crise sanitária e restrições regulatórias foi um baixo nível de distribuição de proventos aos acionistas de empresas financeiras em 2020 e 2021. É interessante recordar que aproximadamente 88% dos resultados da Itaúsa ainda provêm de sua principal empresa investida, o Banco Itaú, que, por sinal, também está realizando um robusto programa de crescimento. Diante disso, a Itaúsa consequentemente também recebeu menos dividendos do Itaú.

No momento, o Índice Payout (proporção de proventos sobre lucro total) da Itaúsa está em 25%, algo substancialmente menor que ocorreu em 2017 ou 2018, quando a holding chegou a distribui aproximadamente 90% do seu lucro à base de acionistas. Vale ressaltar que o índice de distribuição de dividendos nesses anos foi atípico, porém, segundo a gestão, é possível esperar um aumento dos dividendos da companhia em aproximadamente 3 anos, quando, segundo o CEO Alfredo Setúbal, a empresa distribuirá em torno de 45% dos seus lucros.

Se por um lado, a Itaúsa tem distribuído relativamente menos dividendos, por outro, é possível constatar um considerável aumento de valor patrimonial da companhia, ainda que com um fluxo de caixa menor.

Por fim, é válido destacar que, apesar de a holding estar distribuindo apenas 25% dos lucros a sua base de acionistas, seu Dividend Yield está em aproximadamente 6%, um patamar bastante razoável, ainda que menor do que já foi em alguns anos passados.

Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:

Conheça o Plano VG VIP

São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.

Milton Rabelo

Analista CNPI 2444

@miltonrabelo.financas

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.