Na análise fundamentalista você deve escutar e ver muito sobre valuation. Também deve ser comum você ter a ideia de que é algo bem complicado e que por vezes você acha que não consegue entender. De fato, parece “normal” essa percepção. Porém, nós vamos te ajudar!
No conteúdo de hoje vamos introduzir sobre o que é valuation, apresentando o conceito, para que é utilizado e sua importância.
O que é Valuation?
Valuation é um termo que tem origem no inglês e que significa avaliação de empresas. Desse modo, consiste em uma técnica para se chegar ao valor de uma empresa utilizando os fundamentos do negócio e os critérios de julgamento do elaborador.
Premissa básica do valuation:
No processo de avaliar um ativo, uma empresa por exemplo, tem-se como premissa básica as expectativas de geração de fluxo de caixa. Ou seja, o valuation encontrará um valor para aquele ativo considerando a incerteza atrelada ao retorno do ativo, no caso, dos fluxos de caixa futuros.
De onde são extraídas as informações para o valuation?
As informações para a elaboração do valuation estão disponíveis nas demonstrações contábeis da empresa. Assim, você pode acessar o site de relações com investidores da companhia ou no próprio site da Bolsa de Valores, B3, por exemplo, e extrair as informações necessárias.
Quais são as informações requeridas para elaboração do valuation?
São as informações, principalmente, constantes no Balanço Patrimonial, na Demonstração do Resultado do Exercício e também na Demonstração do Fluxo de Caixa. Claro, também devem ser consultadas outras informações, como no caso das notas explicativas. Também é importante entender como a companhia detalha mais esses números, por exemplo, se a empresa disponibiliza alguma planilha informando como é segmentada a sua receita, o que vem do exterior e é gerado internamente. Toda informação sobre a companhia deve ser considerada, desde que seja relevante. Até mesmo os comunicados/fatos relevantes com o anúncio de aquisições devem ser utilizados, já que altera o valor da empresa.
Quais são os Principais Métodos Do Valuation?
Basicamente são três os principais métodos para o cálculo do valuation:
- Fluxo de caixa descontado: do inglês discounted cash flow (DCF), nesse método que projeta o valor de um determinado ativo a partir dos fluxos de caixa esperados;
- Avaliação relativa: é uma técnica conhecida como avaliação por múltiplos, nela você compara vários indicadores entre as empresas seguindo algum critério de seleção, como o setor, o tamanho, por exemplo;
- Avaliação por direitos contingentes: também conhecida como opções reais, e tem por base os modelos de precificação de opções para estimar o valor de ativos que possuem as mesmas características da opção.
Dos métodos, o mais utilizado é o DFC. E um detalhe é que todos os demais derivam dele.
Qual a importância do Valuation?
No processo de avaliação de empresas a sua utilização é fundamental, pois o objetivo do investidor é obter retorno com a aquisição de um ativo. Nesse sentido, o valuation informa o valor do ativo, o que por consequência, pode ser diferente do preço de compra. E vai ser justamente nessa diferença entre preço e valor que o investidor irá determinar o seu ganho. A ideia é que o valor do ativo seja superior ao preço de aquisição.
Então, ficou mais claro o que é valuation? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Por falar em empresas, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?! Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos.
Ah, vale lembrar que neste mês de novembro/2022 estará acontecendo a Black November da VG Research, com preços imperdíveis para produtos excelentes. Como dica, espere o início de novembro para adquirir os produtos da VG Research, pois nesse período serão concedidos descontos de até 70%. Não fique de fora! Ah, vale lembrar que alguns produtos possuem “estoque” limitado. Você não pode perder essa oportunidade.
Se você tem interesse em receber as nossas ofertas da Black November em primeira mão, clique aqui e faça já a sua inscrição na lista de interessados(as).
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Caritsa Moreira