PMI: conheça este indicador econômico

Além dos diversos indicadores econômicos mais conhecidos, como a inflação, taxa de desemprego, PIB entre outros, existem alguns indicadores que retratam o aquecimento da economia de diversos países que são menos divulgados. Dentre eles está o PMI, índice que mede a atividade econômica de um país.

O que é?

PMI significa Purchasing Manager’s Index, que traduzido é Índice de Gestores de Compras, que mede a atividade econômica de diversos países através de pesquisas realizadas mensalmente com empresários e responsáveis pelas áreas de compras das indústrias. Ou seja, com o PMI é possível avaliar o aquecimento da economia de um país.

Ele também é conhecido nos Estados Unidos como Índice de Manufatura ISM, ou ISM Manufacturing Index. A sigla ISM significa Institute for Supply Management, que é uma  das instituições que coleta, dos dados para a construção do índice PMI.

Usualmente, os dados nos Estados Unidos são relativos ao mês são divulgados no primeiro dia útil do mês seguinte. Este índice é calculado em mais de 40 países, sendo que o Brasil faz parte deste grupo.

Fonte: https://www.livemint.com/news/india/iip-data-industrial-activity-jumps-to-19-6-in-may-vs-7-1-in-april-11657627619250.html

Como ele é medido?

O índice de manufatura ISM é um índice composto que dá peso igual a novos pedidos, produção, emprego, entregas de fornecedores e estoques, sendo que cada fator é ajustado sazonalmente.

O ISM Report on Business contém três índices de gerentes de compras separados com base em pesquisas. Além do PMI industrial, o ISM produz um PMI de serviços, para o setor não manufatureiro, que é divulgado no terceiro dia útil do mês. O PMI de setor de saúde é divulgado no quinto dia útil do mês. Além disso, o Instituto também divulga uma previsão econômica semestral em maio e dezembro.

O PMI é medido em uma escala de 0 a 100, sendo que um PMI acima de 50 indica uma expansão do segmento manufatureiro da economia em relação ao mês anterior. Uma leitura de 50 significa nenhuma mudança. Uma leitura abaixo de 50 sugere uma contração.

Brasil

No Brasil o índice é calculado a partir de um questionário enviado para aproximadamente 400 empresas. A escolha é feita a partir do número de empregados das empresas e sua relevância para o PIB.

Estados Unidos

Nos Estados Unidos o PMI é indicado por duas instituições, o ISM, como falamos anteriormente, além do IHS Markit.

As principais diferenças entre eles são:

  • ISM: O Institute For Supply Management pesquisa mais de 375 empresas de vários setores nos Estados Unidos para seu índice não manufatureiro. Este índice abrange serviços, construção, mineração, agricultura, silvicultura e pesca e caça. O índice composto não manufatureiro tem quatro componentes igualmente ponderados: atividade comercial (estreitamente relacionada a um índice de produção), novos pedidos, empregos e entregas de fornecedores (também conhecido como desempenho do fornecedor). Os três primeiros componentes são ajustados sazonalmente, mas o índice de entregas de fornecedores não possui sazonalidade.
  • IHS Markit: este índice é baseado em pesquisas de questionário mensais coletadas de mais de 400 empresas dos EUA que fornecem uma indicação importante do que está acontecendo na economia de serviços do setor privado. É ajustado sazonalmente e calculado a partir de sete componentes, incluindo Novos Negócios, Emprego e Expectativas de Negócios.

Conclusão

Além dos diversos indicadores existentes, é importante o acompanhamento do PMI pois ele pode nos indicar, além do aquecimento da economia, o avanço da inflação, pois quando a economia está mais acelerada, podemos esperar um aumento da inflação devido a maior demanda industrial. Além disso, a redução do índice mostra redução da demanda, indicando menor inflação no futuro e desaceleração da economia do país.

Se você quer diversificar a sua carteira de investimentos investindo em moeda forte e com todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:

Conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!

As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

@guilhermeammorais

Analista CNPI 2682

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.