Polo x Oncoclínicas

No dia (22), a gestora Polo Capital divulgou uma carta detalhando os motivos pelos quais montou uma posição vendida (ou short) nas ações da Oncoclínicas (ONCO3). Dentre os destaques, a Polo apontou considerações em relação a Oncoclínicas, principalmente, aos custos médicos. Ela alega que, ao lançar no ativo intangível em vez das despesas da demonstração de resultados, isso possibilita uma maior margem bruta. Abaixo listamos os principais pontos explicados pela Oncoclínicas.  

(i) Metodologia de capitalização de ativo intangível e ajustes ao EBITDA 

– “A Companhia esclarece que segue metodologia de contabilização respaldada pelas práticas e normas contábeis previstas no Pronunciamento Técnico Contábil CPC 04 (R1). Nesse sentido, a Companhia registra contabilmente os custos médicos de suas operações devidamente como custo, de forma que tais custos impactam negativamente seu Lucro Bruto, capitalizando como intangível tão somente os valores relacionados às obrigações de não concorrência previstas nos contratos de prestação de serviços médicos e que, segundo as normas contábeis aplicáveis, podem ser objeto de capitalização.” Não sendo um recorrente, isto é, a remuneração médica, de fato, pode ser capitalizada. 

– “Em relação aos ajustes ao EBITDA, a Companhia esclareceu que seu relatório de divulgação de resultados trimestral apresenta uma reconciliação completa e bastante didática, partindo da Receita Bruta até o EBITDA Ajustado, em linha com o praticado por outras companhias do setor, não restando dúvidas ou quaisquer omissões em relação aos itens que o compõem. O total de ajustes representou 5,1% do EBITDA Ajustado no primeiro trimestre de 2023, contra 26,2% no terceiro trimestre de 2021, uma evolução que foi, inclusive, destacada pela Companhia em sua última apresentação de resultados ao mercado.” A recomendação é que o ajuste do Ebitda pro forma para fins de projeções. De todo modo, o ideal seria adotar uma perspectiva mais conservadora para os anos seguintes. 

(ii) Temas de governança corporativa referentes à remuneração de administradores, partes relacionadas e divulgações ao mercado

– Em relação à remuneração da administração estatutária, a Oncoclínicas esclarece a Polo que a sua prática de remuneração está inserida em sua estratégia de estímulo, retenção e atração de profissionais qualificados para o desempenho de funções técnicas e especializadas. Conforme descrito em seu Formulário de Referência. Importante frisar que o valor global máximo a ser pago aos membros da Diretoria e do Conselho de Administração a título de remuneração é aprovado pela Assembleia Geral de Acionistas da Companhia. No momento da aprovação desse valor na Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária da Companhia, realizada em 28/04/2023, não houve qualquer questionamento pelos acionistas da Companhia.” A remuneração tem como base o desempenho, considerando o seu crescimento e a sua aprovação pelos acionistas. Dessa forma, é preciso ponderar essa discricionariedade sobre a remuneração. 

– Esclareceu também que “em relação aos mútuos existentes entre a Companhia e seu fundador, o Dr. Bruno Ferrari, em linha com as suas demonstrações financeiras e com o item 11 do seu Formulário de Referência, a Companhia esclarece que os 4 contratos celebrados são anteriores à oferta inicial pública de ações (IPO) da Companhia, realizada em agosto de 2021. Após o IPO, a Companhia não celebrou nenhum novo mútuo com seu fundador ou qualquer outro administrador”. Esses acordos foram antes do IPO, não sendo nenhum novo empréstimo fechado após o IPO.

– Também informou que suas práticas de divulgação estão condizentes com as exigências legais aplicáveis. Também se pode consultar as atas para conhecer informações que não sejam de divulgação obrigatória.

(iii) Dinâmica do capital de giro, alavancagem e consolidação de controladas

“Os efeitos observados no fluxo de caixa da Companhia no primeiro trimestre de 2023 refletem eventos não recorrentes e sazonais observados em tal período, nomeadamente, a liquidação de uma operação de risco sacado e saídas de caixa referentes a itens que usualmente ocorrem no primeiro trimestre de cada ano. Tais itens estavam detalhados nos materiais de divulgação dos resultados referentes ao primeiro trimestre de 2023 pela Companhia.” “A Companhia esclarece, ainda, que todas as entidades legais nas quais detém participação, que possuem acionistas minoritários e atendem aos requisitos de controle previstos no Pronunciamento Técnico CPC 36 (R3)”.

Como se trata de uma empresa em crescimento é importante ficar de olho nos indicadores e na composição dos mesmos. Também é válido considerar nas análises os diferentes negócios entre as empresas, pois por mais que pertençam a um mesmo setor, elas possuem dinâmicas diferentes. Por se tratar de um setor bem volátil e de uma empresa em crescimento, é mais prudente a utilização de premissas mais conservadoras. 

A Polo reforçou que os fundos sob sua gestão mantêm posições vendidas em ações da Oncoclínicas. Dessa forma, beneficia tais veículos e, por consequência, a própria Polo Capital, de uma eventual queda no valor dessas ações.

Na mesma data, finalizou a oferta pública de ações anunciada no último dia 9. Para tanto, foram vendidas 87,5 milhões ações, a R$10,25 por ativo. Vale lembrar que os papéis da Oncoclínicas foram precificados abaixo da cotação do mercado no dia do anúncio (R$ 10,49). A captação servirá para expansão orgânica da empresa, conforme informado no comunicado da oferta.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.