Producer Price Index (PPI): o que é e como é calculado

O acompanhamento dos dados de inflação é importante para o entendimento da economia e, principalmente, para buscar saber como os bancos centrais pretendem administrar sua política monetária. Nos Estados Unidos, assim como temos diversas medidas para a inflação, tais como o Consumer Price Index (CPI) e o Personal Consumption Expenditures (PCE), existem outras metodologias de estimativa do aumento dos preços.

Pensando nisso, vamos conversar sobre o Producer Price Index (PPI)?

Producer Price Index (PPI): What It Is and How It's Calculated

O que é Producer Price Index?

Também chamado de Índice de Preços ao Produtor, o PPI mede a mudança média ao longo do tempo nos preços que os produtores domésticos recebem por sua produção. Dessa forma, é uma medida de inflação no atacado, compilada a partir de milhares de índices que medem os preços ao produtor por setor e categoria de produto. O U.S. Bureau of Labor Statistics (BLS) publica mensalmente o índice.

Com isso, o Producer Price Index se torna uma diferente métrica de inflação. Afinal, os principais dados divulgados pela mídia são as mudanças no preço de bens e serviços pagos pelos consumidores.

No curto prazo, a inflação no atacado e no varejo pode diferir em função dos custos de distribuição, bem como dos impostos e subsídios governamentais. Atenção: é improvável que as tendências de preços para produtores e consumidores divirjam por muito tempo, uma vez que os preços ao produtor influenciam fortemente os cobrados aos consumidores e vice-versa. Pensando nisso, o PPI pode ser um interessante dado para avaliar as tendências de inflação ao consumidor. 

Como o Producer Price Index é medido?

Uma pesquisa cobre a totalidade da produção de bens dos EUA e cerca de 71% em valor de serviços. Seus índices de produtos e serviços componentes são com base no valor da produção da categoria para calcular a variação geral nos preços ao produtor.

O PPI prevê a inflação e calcular cláusulas de agravamento em contratos privados com base nos preços dos principais insumos. Também é vital para acompanhar as mudanças de preços por setor e comparar as tendências de preços no atacado e no varejo.

Como são divulgados os números do Producer Price Index?

O BLS produz mais de 10.000 índices de preços de produtos e da indústria a cada mês, que usa para calcular o PPI. Dessa forma, a sua publicação é com e sem ajustes sazonais e em três categorias:

  • Industrial: inclui índices de preços ao produtor recebidos em cada uma das mais de 500 categorias da indústria com base na produção vendida fora da indústria. São utilizadas as categorias para relatar dados em nível de indústria sobre produção, emprego, rendimentos e produtividade;
  • Commodities: o relatório de PPI publica mais de 3.800 índices de preços de commodities para bens e cerca de 900 para serviços;
  • Primeira demanda-demanda intermediária: usam os índices de commodities organizados por produto para medir os preços do produtor com base na identidade econômica dos compradores e se os bens vendidos requerem processamento adicional.

Diferença entre o PPI e o CPI

A métrica mais utilizada por investidores e o mercado para acompanhar a inflação americana é o CPI. Mas quais são as diferenças entre o CPI e o PPI?

O PPI mede a inflação do ponto de vista dos produtores; o preço médio de venda que recebem por sua produção durante um período. O CPÌ mede a inflação do ponto de vista do consumidor, sendo o valor de uma cesta de bens e serviços que os consumidores compraram durante um período.

Com isso, é comum o mercado considerar o PPI um antecessor do CPI.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.