A Qualicorp é a maior empresa do mercado de planos de saúde por adesão. Sobre o controle do negócio, a Rede D‘Or detém a maior participação acionária (28,98%), seguida da Pátria (19,05%).
Em relação ao seu negócio, o principal gargalo tem sido a sua carteira de clientes que vêm apresentando redução. Os custos também têm sua contribuição, assim como as despesas financeiras, fazendo assim com que o seu desempenho fique abaixo do esperado.
Recentemente, o destaque foi sobre a aquisição da operadora de seguros SulAmérica pela rede de hospitais Rede D’Or. Acontece que de acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é vedada a participação de ambas (administradora e seguradora) em um mesmo grupo econômico.
A resposta da ANS para a aquisição foi a aprovação da incorporação da SulAmérica com o remédio de que o representante da Rede D’Or no Conselho de Administração da Qualicorp se abstenha de votar em assuntos relacionados às operadoras da SulAmérica.
Diante do que foi posto, esperávamos alguma mudança estratégica na gestão da Qualicorp, e de fato, foram divulgadas alterações na gestão da Rede D’Or na Qualicorp.
A Rede D’Or contratou a Prisma Capital para gerir de forma profissional e discricionária sua participação de 19,85% como investidora de longo prazo na Quali, objetivando maximizar valor para a Companhia. Os 6% restantes não foram transferidos devido a vinculação a um acordo de acionistas assinado em 2019 com o fundador da Qualicorp.
A Quali informou que recebeu as cartas de renúncia dos membros do Conselho de Administração (i) Sr. Heráclito de Brito Gomes Júnior, Presidente do Conselho; (ii) Sr. Mauro Teixeira Sampaio; (iii) Sra. Martha Maria Soares Savedra; e também do atual Diretor Presidente da Quali, o Sr. Bruno Blatt. Para o Conselho as indicações são João Mendes e Rodrigo Pavan, sócios da Prisma, e Ricardo Saad. O Sr. Elton Hugo Carluci assume o cargo de Diretor Presidente.
De acordo com a Rede D’Or a contratação da Prisma tem como objetivo a realização de uma gestão profissional e discricionária, buscando os melhores interesses da RDSL e da Qualicorp com objetivo de criação de valor de longo prazo. A Prisma empregará técnicas de gestão de ativos, de carteira e de governança alinhadas com as melhores práticas de mercado.
O mercado visualizou as alterações como positivas, sinalizando a independência da Qualicorp e evidenciando o objetivo da a Rede D’Or em manter a operadora no grupo. O esperando é que a Prisma faça o seu trabalho de casa, que não é simples, tem muitos desafios, haja vista o atual desempenho do negócio.
Caritsa Moreira