O preço da ação está derretendo: o que fazer?

Não é nenhuma novidade que todo o cenário brasileiro, bem como o externo, tem proporcionado oscilações na bolsa de valores. Por consequência, vimos os preços dos ativos, mais especificamente as ações, por várias vezes, caírem, e caírem bastante. 

De fato, algumas ações e até setores estão mais expostos ao risco e por este motivo, acabam apresentando performance negativa. Questões de reestruturação do negócio, governança corporativa, e endividamento, por exemplo, são fatores que podem justificar o desempenho negativo. Outro ponto também importante a ser considerado é o humor do mercado, pois em tempos difíceis, mesmo que o ativo tenha boas perspectivas, o investidor prefere ficar de fora. 

E você deve se questionar, “o que fazer quando as ações estão caindo?”

No conteúdo de hoje vamos abordar alguns pontos que podem te direcionar ou fazer com que você volte ao foco nas ações e no que realmente importa, sendo um preço um detalhe importante, porém, a queda como um fator que faz parte da jornada do investidor. 

1 – O que te levou a adquirir aquele ativo: você precisa refletir sobre os motivos que te levaram a adquirir a ação. O esperado e recomendado é que você utilize a análise fundamentalista no momento em que for adquirir os seus ativos, assim, saberá com base no que está investindo. 

2 – Foco na análise fundamentalista: partindo do pressuposto que você não está sendo especulador no mercado financeiro, e que você está investindo com base nos fundamentos das empresas, ou seja, na capacidade de crescimento e geração de caixa da companhia, e se não houve alteração nesses fundamentos, então, não há motivos para pânico. Lembre-se, o investidor “buy and hold”, é aquele que possui uma visão de futuro.

3 – Foco no longo prazo: Se você é investidor fundamentalista deve ser ciente de que no curto prazo o preço das ações não se ajusta aos fundamentos, pois o crescimento da empresa vem no longo prazo. Ora, o objetivo é comprar mais barato (preço) para que você ganhe com aquele ativo (valor). Então, é natural que apenas no longo prazo você consiga visualizar o seu retorno, ou seja, a geração de valor para a empresa e você acionista.  

4 – Diversificar sua carteira: aqui já falamos que você precisa diversificar a sua carteira, ou seja, possuir diferentes ativos/setores, pois em períodos de oscilação, os ativos são afetados de diferentes maneiras. 

5 – Entenda o motivo da queda nas ações: você precisa entender que o mercado de renda variável passa por oscilações. De maneira geral, você não irá se deparar com um ativo que só demonstra performance positiva, pois ele possui momentos de alta e de baixa em suas cotações. Assim, esse já é um ponto que você precisa entender, ou seja, o mercado de renda variável varia.

Desse modo, quando as ações estão naquele caos, ou seja, em queda, você precisa identificar o motivo, que no caso, pode ser devido aos próprios fundamentos da empresa, que se for, você precisa analisar a manutenção ou a venda do ativo; ou mesmo pode ser por motivos macroeconômicos e não específicos da empresa, como por exemplo, uma crise, taxa de juros, inflação e etc. 

6 – Aproveite as oportunidades: considerando que você é um investidor fundamentalista, e que os fundamentos da companhia não mudaram, então, aproveite o preço baixo, a queda das ações, e adquira ativos, uma vez que irão se valorizar.

Assim, você verá todo o mercado vendendo e você estará comparando, pois está ciente que os fundamentos irão se converter em valor no longo prazo.

Portanto, se você quer investir com segurança e foco em resultados:

Conheça o Plano VG VIP

São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.

Então, percebe que o desespero não é a solução e que diversos outros fatores precisam ser analisados? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.