Até a Rede D’Or?

Isso mesmo! Ontem (27) a Companhia divulgou os seus resultados e o desempenho não agradou muito aos investidores. 

Apesar da “surpresa” para alguns, o resultado era esperado. Acontece que a Rede D’Or se encaixa no perfil de uma empresa em crescimento, que está realizando investimentos, aguardando a captura das sinergias dos negócios adquiridos e o atual cenário de juros não ajuda muito. É comum essa situação nesse período de juros altos. 

Para ter ideia da volatilidade do papel (RDOR3), desde a época do IPO (dez. 2020), a queda acumulada é de, aproximadamente, 70%, com o último ano registrando -60%. Pertencente a um setor com muitas mudanças e 

A taxa de ocupação dos leitos hospitalares da Rede D’Or atingiu 76,9% no 4T22, 0,4 p.p. acima da ocupação registrada no 4T21. Em comparação ao trimestre anterior, a taxa de ocupação apresentou queda de 2,6 p.p., que por consequência, reflete nos volumes de atendimento, seguindo a tendência sazonal que era esperada no último trimestre. No ano, ficou no zero a zero.

Fonte: RI da Companhia

No 4T22, o indicador apresentou evolução de 3,8% vs. o 4T21 e estabilidade vs. o 3T22 (- 0,9%). Como adquiriu muitos ativos, as integrações de aquisições e outras linhas de negócios também impactam o cálculo do ticket médio.

Fonte: RI da Companhia.

A Companhia conseguiu entregar crescimento de receita (+12,0% vs. 4T21 e + 12,8% vs. 2021). No trimestre os custos, praticamente, cresceram na mesma linha da receita (+11,3% vs. 4T21). Ah, e no anual também (14,2% vs. 2021), neste caso, até mais do que a receita, o que reduziu a margem bruta.

Fonte: RI da Companhia.

O EBITDA registrou queda de 3,6% frente ao 4T21 e 19,4% ante o trimestre imediatamente anterior. No acumulado do ano, o EBITDA registrou avanço de 8,3% sobre 2021. De acordo com a Companhia, os efeitos diretamente relacionados a Covid-19 ainda impactaram, considerados excepcionais. 

O resultado financeiro foi bem prejudicado, apresentando piora de 51,5% quando comparado ao 4T21. No acumulado do ano, o resultado financeiro também piorou 57,3% frente a 2021.

Fonte: RI da Companhia.

O lucro líquido atingiu R$1,3 bi em 2022, porém, as taxas de juros elevadas impactaram o resultado financeiro negativo (+57,3% a/a) e levaram o lucro líquido a uma redução de 24,8% a/a. Na comparação trimestral também houve redução de (-32,7% vs. 4T21 e -28,7% vs. 3T21).

Fonte: RI da Companhia.

De maneira geral, a Rede D’Or apresentou resultados pressionados pelas operações hospitalares, haja vista a sazonalidade do 4T22, pelo resultado financeiro, e também devido a SulAmerica que apresentou significativo aumento de sinistralidade. 

Com um cenário de alta de juros, é esperado que esse tipo de empresa apresente desempenho fraco, por mais que o operacional apresenta evolução, pois as despesas financeiras, adquiridas em função do crescimento, acabam deteriorando o resultado final. De todo modo, analisar as métricas operacionais e financeiras da Companhia, bem como o cenário macroeconômico.

Então, ficou mais claro sobre o que aconteceu com os resultados da Rede D’Or? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.Por falar em empresas, você tem percebido que a bolsa brasileira apresenta muitas oportunidades em diversos ativos, empresas resilientes e que o mercado tem precificado abaixo dos fundamentos?! Para aproveitar essas oportunidades é importante que você conte com uma casa de análise independente com ideias de investimentos inteligentes, como a VG Research, pois desse modo, afasta qualquer tipo de conflito de interesses na análise de ativos, e por consequência, recomendação de investimentos.

Caritsa Moreira

@profacaritsamoreira

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.