Como estão os resultados trimestrais dos REITs?

A temporada de resultados dos Estados Unidos avançou de forma intensa nos últimos dias, sendo que esta semana é importante para uma melhor percepção dos resultados sendo que para os Real Estate Investment Trusts (REITs) aproximadamente 50% dos balanços do segundo trimestre foram divulgados. Até o momento foram quase 60 REITs além de 16 REITs de hipoteca.

Segundo dados da FactSet, 75% dos REITs divulgaram resultados de Funds From Operations (FFO). Portanto, podemos considerar como o fluxo de caixa dos ativos, acima das expectativas de mercado, um pouco abaixo dos 80% de empresas do S&P500 que bateram as estimativas.

Considerando que o mercado olha para o resultado futuro das empresas, tão importante quanto bater as estimativas do mercado são as atualizações do que os REITs esperam para o segundo semestre. Neste caso, a avaliação é feita a partir do guidance, que é a orientação de resultados para o ano. Com isso, dos 49 REITs que divulgaram guidance, 21 REITs (63%), aumentaram suas expectativas para o ano, enquanto 9 (18%), abaixaram seu guidance. Neste quesito, os REITs estão à frente das empresas do S&P 500, pois em média 58% das empresas melhoraram seu guidance.

Dentre os principais setores, quais se destacaram mais até o momento?

Os setores de maior destaque com relação às expectativas para o restante do ano são os residenciais, com foco em single-family houses, ou seja, das moradias familiares, seguido dos REITs de casino e shoppings centers. Os piores guidances foram os do setor de fazendas, muito impactados pela dinâmica dos preços das commodities, seguido do setor de casas manufaturadas e do setor de escritórios.

O mercado reagiu de forma positiva em relação ao REITs do setor residencial. Embora o juros mais alto e baixo estoque de casas à venda, a redução da inflação alivia a pressão nos reajustes dos aluguéis e acende a esperança do mercado de que os juros atingiram sua máxima. Além disso, outro setor que performou bem foi o de escritórios, que registraram altas de mais de 10%. Seus resultados foram melhores do que o esperado, em especial na região sul dos Estados Unidos e Nova York.

Setor industrial

No setor de industrial os cinco REITs apresentaram resultados interessantes, sendo que o destaque foram os reajustes de aluguel. Foram divulgados aumentos de até 180% para a renovação dos contratos. Entretanto, notícias como a da falência da Yellow, companhia de transporte marítima, aumentaram a volatilidade e temores no setor, amenizando a alta do setor neste ano.

Setor de Varejo

No setor de varejo e net-lease, tradicionais nomes como Realty Income (NYSE: O), W. P. Carey (NYSE: WPC), Essential Properties (NYSE: EPRT) entre outros divulgaram números positivos, superando o mercado e aumentando seu guidance. Entretanto, com o anúncio de aumento nos juros da última semana e mais recentemente, com o rebaixamento na nota de crédito de longo prazo dos Estados Unidos, o mercado reagiu de maneira negativa, mesmo com os bons resultados trimestrais.

Dessa forma, na contramão do mercado o principal índice de referência, o Vanguard Real Estate Index (NYSE: VNQ), acumula alta de apenas 1%.

É interessante notar que uma vez que o investidor de longo prazo que busca novas fontes de renda passiva, os bons resultados dos REITs e a queda dos preços podem se materializar como uma oportunidade de investimento de longo prazo. Existem diversos nomes do mercado que pagam dividendos seguros com dividend yield de 5% ou mais, patamar interessante para o mercado norte-americano.

Caso você tenha interesse em diversificar seu portfólio com ações e REITs nos Estados Unidos, conheça o plano VG Dividendos em Dólar.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.