Semana intensa para o mercado norte-americano

Nesta quarta-feira, 3, será realizada o Federal Open Market Committee, no qual será anunciada a nova taxa de juros dos Estados Unidos. Mas o mercado, além de acompanhar as falas de seus diretores, buscando entender qual será a decisão da próxima reunião, avalia também os dados da economia norte-americana.

Na última sexta-feira foi divulgada uma informação de grande relevância para o Federal Reserve (Fed), pois foi anunciado pelo Bureau of Economic Analysis o índice de inflação Personal Consumption Expenditures (PCE). Este dado de inflação é considerado pelo Fed mais importante do que o Consumer Price Index (CPI).

O PCE registrado para o mês de março foi de 0,1%, abaixo dos 0,3% esperados pelo mercado. Já o core PCE, que exclui a variação de preço de alimentos e energia foi de 0,3%, em linha com as expectativas. Dessa forma, o PCE e o core PCE acumulado para os últimos 12 meses foi de 4,2% e 4,6%, respectivamente. O principal destaque foi a queda de 0,9 p.p do PCE acumulado em relação ao mês de fevereiro, que foi de 5,1%. Entretanto, avaliando o core PCE, a queda foi de apenas 0,1 p.p.

Os dados de março reforçam a tendência de queda da inflação, entretanto a inflação nos itens de bens e serviços permanece elevada. Assim, o consenso do mercado em relação a decisão do FOMC será com um novo aumento da taxa de juros em 0,25 p.p., com isso, a taxa de juros alcançará a faixa de 5,00%-5,25%. Segundo o CME Group, a probabilidade de um aumento de 0,25 p.p. é de aproximadamente 94%.

Fonte: CME Group

Mas tão importante quanto a decisão da taxa de juros será o pronunciamento de Jerome Powell, presidente do Fed, pois durante a entrevista ele poderá dar mais indícios se, de fato, este é o último aumento na taxa de juros, conforme foi anunciado durante a reunião de março. Além disso, novas informações a respeito da situação dos bancos americanos podem ser divulgadas, principalmente em relação ao First Republic Bank, principalmente após o anúncio de compra pelo JP Morgan.

Além disso, a temporada de resultado segue em ritmo intenso, após uma semana positiva para a maioria dos balanços divulgados. De modo geral, os resultados têm agradado ao mercado, batendo as estimativas dos analistas. Até sexta-feira, 53% das empresas do S&P500 divulgaram resultados, com 79% reportando lucro por ação acima do esperado, valor acima da média dos últimos 5 e 10 anos. Este tem sido o melhor trimestre desde o quarto trimestre de 2021, sendo que as empresas de tecnologia tem sido o principal gatilho para os bons resultados.

Durante a semana teremos resultados de importantes empresas, tais como a Apple (NYSE: AAPL), Starbucks (NYSE: SBUX), Ford (NYSE: F), além de grande nomes do setor de REITs, tais como Public Storage (NYSE: PSA), Equinix (NYSE:EQIX), Realty Income Corp (NYSE: O), Simon Property (NYSE: SPG) entre outros.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.