CPI acima do consenso aumenta probabilidade de mais um aumento na taxa de juros de 0,75 p.p.

Os dados de inflação ao consumidor nos Estados Unidos, mensurado pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI), mostram uma alta anual de 8,3% no acumulado para os últimos 12 meses, e uma alta de 0,1% em agosto. O consenso era de uma alta anual de 8,1%, e de uma queda mensal de 0,1%.

O aumento nos custos de moradia (+0,7% no mês), alimentação (+0,8% no mês) e saúde (+0,7% no mês) foram os principais contribuidores para o aumento mensal do índice. A queda significante nos preços da gasolina proporciona algum alívio, mas não o suficiente para compensar o aumento dos demais itens.

Evolução do CPI acumulado entre agosto de 2021 e agosto de 2022. Último em junho de 2022, mas inflação continua em ritmo acelerado. Fonte: U.S. Department of Labor. 
Evolução mensal do CPI. Após um mês de alívio sem crescimento na inflação (julho/2022), o índice volta a apresentar alta. Fonte: U.S. Department of Labor. 

O núcleo do CPI, que descarta energia e alimentos, componentes de maior volatilidade do índice, foi de 6,3% no acumulado para os últimos 12 meses, e de 0,6% na comparação mensal.

Os dados para o núcleo do CPI também ficaram acima do esperado pelo consenso, de 6,1% e 0,3%, respectivamente. Em resumo, apesar do alívio nas bombas de combustível, a inflação continua atingindo os norte-americanos por outros caminhos.

Em Jackson Hole o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, foi inequívoco ao afirmar que é objetivo do Federal Reserve garantir a “estabilidade de preços” e, ao usar um tom mais duro, deixou claro que as políticas contracionistas (Quantitative Tightening) devem gerar “alguma dor para famílias e negócios”.

Com uma inflação ainda acelerada, aliada a um mercado de trabalho acelerado, aumenta a probabilidade de mais um aumento na taxa de juros de 0,75 p.p. Mercados estão em queda enquanto escrevo essa postagem – uma maior taxa de juros se traduz em um maior custo de capital, além de todos os outros efeitos em cadeia na economia real.

Se você quer diversificar a sua carteira de investimentos investindo em moeda forte e com todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:

Conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!

As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.

Lucas Schwarz

@lucaschwarz

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.