Desde 2021 a palavra mais comentada por economistas, analistas e investidores foi a inflação. Entretanto, existem diversas formas de medição da inflação, como o Truflation que vamos falar mais a frente. Pensando no mercado norte-americano temos como principais índices o Consumer Price Index (CPI) e Price Consumer Expenditure (PCE).
Caso você tenha interesse em aprender mais sobre estes dois tipos de índice mais utilizados, acesse aqui.
Além disso, há uma metodologia alternativa que, cabe ressaltar, não é uma medida oficial do governo americano, mas que entrega uma visão mais abrangente da inflação. Este índice é o Truflacion.
O Truflation oferece um novo conjunto de dados de inflação que, segundo seus organizadores, fornecem dados financeiros confiáveis para uma melhor tomada de decisão. Dessa forma, utiliza 10 milhões de pontos de dados coletados, a partir de mais de 30 fontes de dados diferentes e atualiza índices diariamente, oferecendo informações mais completas e atualizadas em relação aos índices tradicionais atualizados mensalmente. Usa-se uma infraestrutura de blockchain que fornece dados imparciais e verificáveis para o crescimento e a sustentabilidade das decisões de negócios.
História do Truflation
Esta métrica é a partir da ideia de que as métricas tradicionais não são as mais indicadas para o mundo atual. Principalmente após a combinação mais recente de pressões inflacionárias impulsionadas por eventos mundiais como o Covid-19. As estruturas para índices financeiros oficiais, incluindo números de inflação nos Estados Unidos e replicados em outros lugares no mundo, foram lançadas durante a Primeira Guerra Mundial, há mais de um século.
Desde então, o quadro de inflação sofreu apenas algumas atualizações de substância. A última atualização significativa para o quadro de inflação nos EUA foi em 1999, há mais de 20 anos, sendo que o mundo passou, desde então, por diversas mudanças, com destaque aos avanços tecnológicos.
Dessa forma, o Truflation foi criado para ser um indicador mais moderno que atende melhor ao mundo de hoje.
Como ele é medido?
As medidas tradicionais de inflação medem o aumento dos preços com base em 6 categorias: alimentação, moradia, transporte, educação, saúde e itens pessoais. Entretanto, o Truflation foi criado em 2021 com doze categorias: alimento e bebidas não alcoólicas, moradia, transporte, energia, saúde, bens duráveis, vestuário, comunicação, educação, bebidas alcoólicas e cigarros, lazer e cultura e outros.
O Truflation tem um processo de sete etapas para estabelecer um índice para as necessidades modernas. As etapas para conseguir isso são as abaixo.
1. Estabeleça as despesas domésticas.
2. Habilitar protocolos de coleta de dados e identificar fontes relevantes para cada tipo de despesa.
3. Aplicar medidas de controle de qualidade para validação e processamento.
4. Aplique um processo de revisão de dados.
5. Estabeleça o cálculo do índice (e como ele funciona).
6. Crie a taxa de inflação diária.
7. Distribuição da informação.
Com isso, os pesos por categoria para compor o Truflation são os indicados na figura abaixo:
Com isso, a principal pergunta que devemos fazer é: a inflação medida pelo índice Trueflation é parecida com o CPI?
A figura abaixo ilustra a inflação do Trueflation para os últimos 12 meses. Importante destacar a queda desde o pico de inflação em 2022, em quase 12% para aproximadamente 2,5%, em 19 de junho de 2023.
Como comparação, os últimos dados de inflação dos últimos 12 meses divulgados foram:
- CPI: 4,0%;
- Core CPI: 5,3%;
- PCE: 4,4%;
- Core PCE: 4,7%.
Ou seja, a medida do Trueflation, considerando os dados de junho de 2022, é consideravelmente menor do que as medidas oficiais de inflação.
Conclusão
Existem diversas formas de se estimar a inflação, pois cada índice possui suas particularidades e pesos diferentes em cada categoria. Dessa forma, é preciso avaliar com cuidado os pesos para a avaliação.
O Truflacion não é uma medida oficial e o governo americano não o utiliza como parâmetro de decisão monetária. Mas é interessante percebermos como o avanço da coleta e tratamento de dados está evoluindo e servindo como ferramenta na tomada de decisão dos investidores.
Com a melhoria e aumento da confiabilidade desta coleta de dados, por ser que no futuro tenhamos um índice oficial diferente do atual.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682