Todo investidor inteligente precisa explorar o dicionário do mercado financeiro, pois assim, conhecerá diversas ferramentas que irão ajudá-lo a conquistar o seu objetivo. Horizonte de investimento? Vem que te explico!
Nesse sentido, no blog de hoje, iremos tratar sobre um assunto bem importante, que é o horizonte de investimento. Basicamente, você conhecerá os tipos, o que são e ainda, a importância da sua definição, e desse modo, você conseguirá definir melhor a sua meta.
O primeiro passo para entender o que é horizonte de investimento é definir uma expectativa para onde você espera estar daqui algum tempo. Ou seja, você possui alguns objetivos e precisa definir um prazo para alcançá-los. Então, você necessitará definir qual o seu tempo, qual o seu prazo, e essa definição é chamada de horizonte de investimento.
O que é horizonte de investimento?
É a definição do tempo que você precisa para concretizar a sua meta financeira. Também pode ser definido como o prazo que cada pessoa/investidor pretende deixar aplicado o seu capital.
Quais são os tipos de horizonte de investimento?
Basicamente, são três:
- Curto: esse prazo está atrelado a aplicações que proporcionem retorno mais rápido, geralmente, o prazo definido é de até dois anos. No mercado financeiro com esse prazo, os investidores buscam ativos com maior liquidez, porém, menor rentabilidade, pois “o tempo” é mais curto. Um exemplo de utilizar esse horizonte seria para alavancar o capital, e até mesmo abrir um pequeno, pequeno mesmo, negócio.
- Médio: geralmente, as pessoas/investidores definem um prazo de até quatro ou cinco anos para manter o capital aplicado. Nesse horizonte, a intensidade do foco na liquidez é menor e maior na rentabilidade. O investidor pode está interessado na compra de bem, como carro ou uma casa.
- Longo Prazo: nesse tipo as pessoas/investidores possuem um objetivo maior, normalmente, uma aposentadoria. Desse modo, definem, no mínimo, o período de cinco anos para investir seu capital.
Quem define o horizonte de investimento?
Você mesmo! Isso, você. Após definir o seu objetivo, você definirá o seu horizonte de investimento. Precisam de alinhamento.
Qual a importância de definir o horizonte de investimento?
Bom, você precisa definir o prazo necessário para manter o capital aplicado para que assim possa direcionar as estratégias de investimento. Então, uma vez definido o horizonte, você poderá escolher os tipos de investimentos.
Essa definição é importante porque ajuda a direcionar a porcentagem de destinação do seu ganho para os investimentos/aplicações financeiras.
Existe um melhor/correto horizonte de investimento?
Não, pois ele depende do seu objetivo, de você. E esse objetivo varia de pessoa para pessoa, então, é natural que o horizonte também venha a variar. Assim, não existe horizonte de investimento melhor ou pior e nem correto ou errado.
Portanto, se você quer investir com segurança e foco em resultados:
Conheça o Plano VG VIP
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Então, ficou mais claro o que é horizonte de investimento? Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Caritsa Moreira