Giro pelo mercado internacional

Em apenas uma semana diversos acontecimentos fizeram com que a narrativa do mercado internacional fosse alterada de forma mais intensa. Dessa forma, vamos passar pelas principais notícias que mexeram com o humor do mercado ao longo da semana passada.

Mercado internacional Japonês

Banco Central japonês (BOJ) indica ritmo moderado para novos aumentos nos juros

O anúncio de aumento dos juros pelo Banco Central japonês alterou a dinâmica de todo o mercado. O país que passou os últimos anos com juros negativos anunciou em 31 de julho que a taxa de juros será de 0,25%. Apesar de ser um aumento pequeno, especialmente em comparação com como outros países, tal como Brasil, utilizam essa ferramenta, o Japão é um importante destino global para investimentos de capital.

Investidores frequentemente utilizam empréstimos em iene a juros baixos para realizar investimentos em outros países, uma estratégia conhecida como carry trade. Com juros mais altos, a rentabilidade destes investimentos reduziu, o que forçou a grandes investidores a vender uma parcela de seus ativos.

Dessa forma, a possibilidade de novos aumentos no juro japonês adiciona mais receio ao mercado internacional, pois membros do BOJ indicaram que os juros neutros do país atualmente são de 1%. Entretanto, o banco central japonês anunciou que realizará novos aumentos de forma gradual para evitar um novo temor global.

Mercado americano

Kamala Harris escolhe seu vice-presidente

Esta semana, Kamala Harris anunciou a escolha de Tim Walz, governador de Minnesota, como seu vice-presidente na corrida pela Casa Branca.

Tim é ex-membro da Guarda Nacional dos Estados Unidos, sendo peça importante para a candidatura de Kamala, pois pode fazer campanha com eleitores rurais, além da ala mais conservadora.

Lembrando que Donald Trump já havia decido que seu vice-presidente será James David Vance.

Leilão títulos americanos decepciona

Nesta quarta-feira, ocorreu um leilão de US$42 bilhões em títulos do Governo Americano com vencimento de 10 anos, conhecidos como 10-Year Treasuries. No entanto, o leilão foi fraco devido à menor demanda por esses títulos. Com isso, o rendimento negociado foi maior do que o esperado. Os títulos vendidos tiveram uma taxa de 3,96%, acima de sua emissão esperada em 3,929%. Como aspecto positivo, a taxa foi menor do que a de 4,276% do leilão realizado em maio.

Expectativa do mercado para os juros nos Estados Unidos foi alterada

Nos últimos dias, a ferramenta do CME Group, que calcula a probabilidade das decisões de juros do Fed, indicou uma mudança na narrativa do mercado após dados de payroll mais fracos, levando a uma revisão das expectativas sobre as próximas decisões do Fed.

Até a última quarta-feira com a decisão e pronunciamento do Fed, o mercado esperava um corte de 0,25 p.p. e pequena probabilidade de um corte de 0,5 p.p. Entretanto, na sexta-feira mudou-se a expectativa, sendo que atualmente temos quase 70% de chance para um corte 0,5 p.p. e 30% para 0,25 p.p.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

@guilhermeammorais

Analista CNPI 2682

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.