Não é novidade para ninguém que o mundo todo está lutando contra a inflação e os Bancos Centrais estão adotando um discurso bastante duro e elevado as taxas de juros. Além disso, temos a Europa lidando também com uma crise energética sem precedentes e uma China ainda sofrendo com restrições por conta do coronavírus.
Obviamente, o Brasil sempre é afetado de alguma forma quando países importantes como os Estados Unidos, China e os europeus estão sofrendo economicamente por conta de uma inflação ou alguma guerra. Entretanto, a bolsa brasileira vem demonstrando uma grande resiliência quando acontece quedas ou movimentos negativos nas bolsas lá fora, demonstrando que o mercado vem dando mais peso para o grande desconto das empresas.
Além disso, tudo indica que o Brasil deve ser o primeiro país a começar a reduzir a taxa de juros, uma vez que o Banco Central já elevou bastante a Selic no último ano para combater a inflação, enquanto os Bancos Centrais pelo mundo começaram a fazer isso apenas recentemente. Esse cenário beneficia diretamente ações de setores como o varejista, construção civil e tecnologia. No gráfico abaixo, podemos visualizar que o Brasil vem se destacando no combate a inflação no ano de 2022.
Inflação acumulada em 2022
Em conjunto, o Brasil vem entregando um crescimento econômico e dados de emprego acima das expectativas do mercado. Todo esse cenário alinhado com o valuation atrativo de diversas empresas, fazem com que a bolsa brasileira se torne uma opção interessante para investimento no momento atual. Por fim, vale lembrar que um cisne negro sempre pode aparecer e que os riscos precisam ser controlados através de uma boa diversificação em empresas de qualidade.
Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima