O Ibovespa registrou uma queda de 0,93% nesta quinta-feira (17), refletindo as decisões de política monetária tanto no Brasil como nos Estados Unidos, além de um cenário de realização de diversas commodities pelo mundo.
Em um primeiro momento, o grande destaque ficou para as ações do setor bancário que iniciaram o dia valorizando bastante, provavelmente por conta da possibilidade de uma maior taxa de juros neste ano. Entretanto, ao final do pregão as ações do setor bancário entregaram toda alta registrada juntamente com as ações de commodities.
As ações da Petrobras (PETR4) e Vale (VALE3) recuaram mais de 2% e foram responsáveis por grande parte da queda do índice, uma vez que representam cerca de 22% da composição da carteira teórica do Ibovespa. O Petróleo Brent (referencial da PETR) registrou uma queda de 1,84% após a quinta alta consecutiva, atingindo US$ 73,02.
Na imagem abaixo, podemos visualizar as principais ações responsáveis pelo movimento do índice Ibovespa nesta quinta-feira (17), com destaque positivo ficando para as ações das varejistas Via Varejo (VVAR3) e Magazine Luiza (MGLU3).
Por fim, podemos visualizar que os investidores ainda estão refletindo sobre as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom), no qual as projeções indicam que a taxa de juros pode atingir 6,25% ao final do ano. Acreditamos que a taxa de juros de apenas 1 dígito deve permanecer por bastante tempo e o crescimento econômico no Brasil pode surpreender, o que deixa o mercado de capitais extremamente atrativo em função das melhores expectativas de lucro para as empresas.