Hoje, dia 19/09/2022, o candidato petista Lula da Silva recebeu um apoio de peso à sua candidatura ao cargo de Presidente da República nas eleições de 2022, cujo primeiro turno acontecerá em menos de duas semanas.
Trata-se do apoio de um antigo aliado que esteve presente no comando do Banco Central durante seus dois governos, Henrique Meirelles. Vale lembrar que, posteriormente, Meirelles chegou a trabalhar com políticos antagônicos ao PT como Michel Temer e João Dória.
Em 2002, Henrique Meirelles elegeu-se deputado federal pelo PSDB, partido historicamente opositor ao PT, porém foi chamado por Lula para ocupar a presidência do Banco Central. Assim, o tucano aceitou o cargo e permaneceu no mesmo até o fim do segundo mandato do ex-presidente, em 2010.
Apesar de algumas divergências com o então ministro da Fazenda Guido Mantega, oriundo das correntes de pensamento do PT, Meirelles tinha uma boa relação com Lula e teve ampla autonomia de atuação durante sua gestão na autoridade monetária brasileira.
O apoio público de Meirelles a Lula pode ser entendido dentro dos esforços da candidatura petista em atrair os votos dos eleitores indecisos e que estão fora das tradicionais bases consolidadas de apoio do PT.
Assim, até o momento, Lula conseguiu unir na sua campanha políticos de extrema esquerda como Guilherme Boulos e Luciana Genro e políticos de centro direita como Geraldo Alckmin, candidato a vice-presidente, e Henrique Meirelles, que foi ex-ministro da Fazenda na Gestão Temer.
É interessante recordar que Meirelles sofreu uma dura oposição do PT e dos demais partidos de esquerda por capitanear a área econômica da gestão de Michel Temer, que assumiu o governo federal após o conturbado processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.
“Na minha carreira e na minha vida, me baseio por resultados. O governo Lula foi um período de muito sucesso, criamos empregos, milhões de brasileiros saíram da pobreza. Como acredito em resultados, comparo aos atuais e cheguei à conclusão de que é uma boa opção”, disse no evento mais cedo. “No período em que trabalhei junto no governo com Lula, o resultado não podia ser melhor. Atendi o convite dele”. Afirmou o ex-ministro.
Indagado se ocuparia o cargo de ministro da Fazenda em uma eventual terceira gestão de Lula, Meirelles informou que isso é uma hipótese a ser considerada caso o candidato petista se eleja.
Outro nome cotado para o cargo ministro da Fazenda em um eventual terceiro mandato de Lula é Geraldo Alckmin, o que mostra mais um sinal de que, caso eleito, o candidato do PT pretende realizar um governo mais ao centro e sem grandes arroubos na gestão de política econômica.
Apesar do mercado ter preferência pelo candidato governista Jair Bolsonaro, as eleições de 2022 estão provocando uma volatilidade relativamente muito pequena na bolsa, já que que os dois principais candidatos à Presidência da República têm estilos de gestão bastante conhecidos pelo mercado e não representam uma ameaça concreta aos ativos de renda variável.
Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Milton Rabelo
Analista CNPI 2444