Os indicadores de confiança são extremamente úteis para tentar entender o rumo da economia de um determinado país. Todo crescimento econômico se dar pelo aumento de confiança do consumidor, do empresário e da indústria. Por isso, é importante acompanhar os índices de confiança como uma forma de projetar uma melhoria ou não do cenário econômico.
Índice de Confiança do Consumidor (ICC)
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado pelo FGV IBRE, apresentou uma alta de 5,4 pontos em setembro, atingindo o maior patamar desde janeiro de 2020. Com a queda da inflação que estamos visualizando desde o mês de julho e a redução nas expectativas de inflação para 2023, o consumidor está ficando cada vez mais confiante na economia.
Além disso, a taxa de desemprego caindo gradativamente no país. Os dados do CAGED divulgados nesta quinta-feira (29), apontaram uma criação de 279 mil empregos no mês de agosto, acima da expectativa do mercado que era de 269 mil.
Apesar do cenário mais positivo, a coordenadora das Sondagens, Viviane Bittencourt, destacou que a cautela é necessária no momento atual, considerando que a taxa de juros deve ficar mais tempo em um patamar elevado e impactar a atividade econômica.
Índice de Confiança de Serviços (ICS)
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) registrou alta de 1,0 ponto e setembro, alcançando maior nível desde março de 2013. Importante lembrar que serviços representam aproximadamente 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
“O resultado mostra que o setor ainda mantém a trajetória positiva de recuperação após os efeitos mais negativos da pandemia. A continuidade desse ritmo de retomada depende da melhora no ambiente macroeconômico, que ainda se mostra desafiador”, destacou Rodolpho Tobler, economista do FGV IBRE.
Índice de Confiança da Indústria (ICI)
O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apresentou queda de 0,8 ponto em setembro, atingindo 99,5 pontos. A indústria vem registrando mais dificuldades de recuperação desde a pandemia, sendo um setor ainda bastante afetado pelo abastecimento de alguns insumos, além da menor demanda por produtos industriais. Do lado positivo, a redução dos preços do petróleo e energia está ajudando a indústria.
Índice de Confiança da Construção (ICST)
O Índice de Confiança da Construção (ICST) registrou alta de 3,5 pontos em setembro, alcançando o maior patamar desde novembro de 2012. O destaque fica para o segmento de Edificações que vem se recuperando de maneira rápida e atingiu uma confiança próxima ao início de 2014. Do lado negativo, a atenção fica voltada para o cenário fiscal no próximo ano e por quanto tempo teremos uma taxa de juros em dois dígitos.
Por fim, podemos visualizar que a confiança no Brasil vem melhorando de forma bastante relevante desde a pandemia, corroborando para as revisões de crescimento econômico que estamos visualizando recentemente.
Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima