Nesta quarta-feira (23), o Ibovespa registrou uma queda de 0,26%, enquanto a Nasdaq apresentou leve alta de 0,13% e o S&P 500 queda de 0,11%. Os mercados seguem sem direção fixa após a decisão de política monetária nos Estados Unidos, no qual os membros do Banco Central (FED) estão divergindo nas opiniões em relação à taxa de juros nos próximos anos.
Na última semana, 7 membros do FED afirmaram que a taxa de juros pode subir já em 2022, com 2 destes citando a possibilidade de duas altas na taxa de juros em 2022. Portanto, enquanto visualizamos o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmando que não vê pressa em retirar estímulos e que a inflação é transitória, diversos outros membros do Banco citam que os juros podem subir já no próximo ano.
As preocupações atuais surgem em meio a possibilidade do Banco Central americano (FED) pisar no freio em relação aos estímulos monetários nos Estados Unidos, o que prejudica diretamente o desempenho dos ativos de risco.
Vale destacar que, a possibilidade do Banco Central americano retirar a liquidez no curto prazo e subir a taxa de juros, faz com que a parte curta da curva de juros suba e a longa registre uma queda. Esse movimento é positivo para as empresas de crescimento, uma vez que precisam de uma taxa de juros longa mais baixa. Nos últimos dias, é possível visualizar esse movimento com o desempenho da Nasdaq (tecnologia) superando o S&P 500.
No gráfico abaixo, podemos visualizar que o rendimento do tesouro americano de 10 anos está bastante estável neste mês de junho.
Nota do Tesouro dos EUA de 10 anosFonte: marketwatch
Por fim, os investidores estão aguardando mais dados em relação à inflação e atividade econômica tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil, para tomar algum direcionamento mais firme em relação à bolsa até o final deste ano.