Na última semana foi finalizada a divulgação dos resultados para o principais REITs listados em bolsa. De modo geral, os resultados foram positivos com diversos nomes batendo as expectativas de mercado, tendo como destaque o crescimento dos dividendos.
Caso você ainda não conheça, o Real Estate Investment Trust (REIT) é a classe de ativos para investimento no setor imobiliário nos Estados Unidos. Ou seja, com os REITs é possível investir em vários tipos de investimentos imobiliários, como imóveis e títulos relacionados ao mercado imobiliário. Dessa forma, podemos considerar os REITs um “primo gringo” dos Fundos Imobiliários.
Se você tiver interesse em aprender mais sobre este interessante investimento, acesse aqui.
Durante a temporada de resultados nomes como o VICI Properties (NYSE: VICI), companhia que atua no setor de hotéis e cassinos, e STORE Capital (NYSE: STOR), empresa com imóveis de varejo, aumentaram seus dividendos em 8,3% e 6,5%, respectivamente. Aumentos expressivos, principalmente pensando na inflação que permanece alta. Outros aumentos interessantes foram anunciados, como por exemplo, o Kilroy Realty (NYSE: KRC) que anunciou um aumento de 3,8% e o gigante American Tower (NYSE: AMT) que anunciou um aumento de 2,8%.
Isso tem acontecido pelo fato dos balanços dos REITs estarem, de modo geral, mais fortes em relação aos últimos trimestres. Com isso, os dividendos naturalmente têm crescido, pois as empresas do setor têm a obrigatoriedade de distribuir 90% de seu lucro. E a principal métrica para este tipo de avaliação é o Funds from Operations (FFO). O FFO é considerado como o fluxo de caixa operacional das empresas imobiliárias, sendo que é a partir deste fluxo de caixa que são pagos os dividendos. Ou seja, FFO crescente ao longo do tempo indica um dividendo crescente.
Mas um fato interessante tem ocorrido, que é o crescimento do FFO superando significativamente o crescimento dos dividendos, pois muitas empresas divulgaram crescimento de FFO de mais de dois dígitos. Com isso, os índices totais de pagamento de dividendos estão abaixo da média histórica. Ou seja, a expectativa é de que nos próximos trimestres sejam anunciados novos aumentos de dividendos.
Por fim, no último o trimestre, 24 REITs anunciaram aumento nos dividendos. Dessa forma, 120 REITs aumentaram o pagamento de dividendos em 2022. Enquanto isso, nove REITs canadenses também aumentaram seus dividendos no acumulado do ano.
Se você quer diversificar a sua carteira de investimentos investindo em moeda forte e com todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:
Conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!
As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682