Como temos visto durante o ano, a atenção dos bancos centrais em todo o mundo é a alta inflação que atingiu o maior nível desde a década de 80. Mas considerando os últimos dados divulgados pelos principais países europeus e os dados de inflação do mês de outubro para os Estados Unidos, muitos investidores apostam que a inflação começou a mostrar sinais de redução.
A inflação na zona do euro caiu pela primeira vez em 17 meses, indicando que o ritmo do aumento de preços deve reduzir ao longo dos próximos meses, abrindo a discussão sobre a possiblidade do Banco Central Europeu realizar aumentos menores do que os esperados anteriormente a partir do próximo mês.
Segundo dados de agências de estatística da União Europeia, a desaceleração nos preços de energia e serviços foram os principais gatilhos para a queda da inflação na Europa, atingindo 10%, contra 10,6% do mês de outubro. Sendo que o preço da energia – impactado pela guerra entre Rússia e Ucrânia – foi reduzido principalmente por conta dos pacotes fiscais dos governos europeus para compensar o alto custo da energia.
A imagem abaixo ilustra a inflação durante o ano de 2022 no Reino Unido, Alemanha, Brasil e Estados Unidos.
Dessa forma, as apostas agora são de que o Banco Central Europeu realize um aumento de 0,5 ponto percentual no dia 15 de dezembro, após dois aumentos de 0,75 pontos percentuais consecutivos. Para o banco central norte-americano, a expectativa em dezembro é também de um aumento de 0,5 ponto percentual.
Entretanto, a inflação no Europa permanece acima dos dois dígitos e ainda é cedo para anunciar vitória contra a inflação. Com certeza este assunto continuará em nossa pauta durante o ano de 2023.
Se você quer diversificar a sua carteira de investimentos investindo em moeda forte e com todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:
Conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!
As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682