A inflação medida pelo IPCA-15 atingiu 0,55% no mês de janeiro, ficando acima da expectativa do mercado que era de 0,52%. Olhando para o acumulado dos últimos 12 meses, a inflação atingiu 5,87%. A variação pode ser explicada principalmente pela alta do grupo de Saúde e cuidados pessoais (+1,10%) e de Alimentação e bebidas (+0,55%).
Apesar do resultado acima das expectativas, há alguns motivos para comemorar. A inflação de serviços e os núcleos seguem em tendência de queda.
O mercado reagiu positivamente aos dados, com juros futuros e dólar recuando após a divulgação. O resultado pode diminuir um pouco a preocupação do Banco Central na decisão da próxima semana, mas o cenário para 2023 permanece bastante desafiador olhando para a questão fiscal.
O ano de 2023 iniciou com uma nova queda de 2,2 pontos na confiança do consumidor, refletindo a desaceleração no mercado de trabalho e o endividamento das famílias ainda elevado. Em conjunto, a taxa de juros permanece freando a economia e a demanda do consumidor. Só acreditamos em uma melhora significativa da confiança do consumidor após o cenário fiscal melhorar e o Banco Central direcionar uma redução na taxa de juros.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima