De acordo com o Bank of America existem vários sinais que indicam que os Estados Unidos estão caminhando para uma recessão, ainda que os investidores continuem extremamente otimistas sobre a possibilidade de cortes na taxa de juros ainda em 2023 e céticos sobre a possibilidade de uma recessão em 2023. Tive a oportunidade de discutir sobre estes gráficos no fechamento do pregão da VG Research em 20/04. Por brevidade, alguns gráficos da análise original do Bank of America foram omitidos.
1. O nível de atividade da indústria de manufatura caiu para o nível mais baixo desde maio de 2020
Nos últimos 70 anos, uma recessão ocorreu em 11 das 12 vezes em que o ISM ficou abaixo de 45, sendo a exceção o ano de 1967.
2. Uma queda no nível de atividade da indústria de manufatura tende a coincidir com uma depressão nos lucros
Historicamente, um ISM abaixo de 45 está correlacionado com uma recessão de lucros, como visto nos anos de 1991, 2001, 2008 e 2020.
3. Um movimento abrupto à normalidade na curva de juros (10Y vs 2Y) tende a antecipar recessões
Usualmente, o yield de títulos de 10 anos deve ser maior do que o yield dos títulos de 2 anos, visto o maior risco teórico. A maior busca por títulos de 10 anos indica maior temor em relação às condições gerais da economia em curto prazo. Historicamente, a curva de juros inverte na antecipação de uma recessão (yield de 2Y > yield de 10Y). Ao estar na área de inversão, um movimento contrário abrupto tende, de acordo com o Bank of America, a funcionar como um “pontapé” para a recessão.
4. Preço do petróleo sinaliza “preocupação” com possível recessão
Os últimos cortes de produção da OPEC+ não resultaram em maiores preços, indicando um baixo nível de atividade.
5. Mercado de trabalho tende a seguir a indústria de manufatura, e a expectativa é de enfraquecimento do mercado de trabalho, o que poderá ser positivo para o Federal Reserve
O mercado de trabalho tem sido o maior desafio para o Federal Reserve, que busca uma “desaceleração saudável” deste importante driver de inflação. Os movimentos no mercado de trabalho tendem a estar relacionados aos movimentos de atividade da indústria de manufatura. Com a desaceleração na indústria de manufatura, é possível que verifiquemos um alívio nos novos dados de payroll.
6. As taxas de juros já têm provocado estragos no mercado imobiliário
Como é possível verificar, os preços dos imóveis estão caindo ou aumentando em um ritmo bem mais lento ao redor do mundo. Em 2023, os preços dos imóveis em uma comparação ano contra ano caíram no Reino Unido, Austrália, Suécia e Nova Zelândia. Nos Estados Unidos e Canadá houve um crescimento mais tímido, de 3% e 1%, respetivamente, contra aumentos de quase 20% em 2022 nos EUA e de quase 14% no Canadá.
7. Bancos estão limitando acesso a crédito para pequenos negócios, que consequentemente passariam a contratar menos
O estresse bancário verificado em março intensificou a escassez de crédito. O crédito mais escasso para pequenos negócios se traduz em menos contratações, impactando a intensidade de pedidos de seguro-desemprego.
8. Escassez de crédito no continente europeu
O fluxo de empréstimos para empresas não-financeiras na Zona do Euro atingiu um dos menores níveis desde 2015.
9. Movimento de busca por qualidade no mercado de bonds
Os investidores têm buscado títulos investment grade em detrimento de títulos high yield, considerados de maior risco. É o maior nível de busca por títulos investment grade desde março de 2020.
10. A alocação em ações em relação a renda fixa caiu para o menor nível desde 2009
O pessimismo tem se traduzido em uma menor busca por ações e uma maior busca por títulos de renda fixa.
Lucas Schwarz