Quando o investidor decide buscar o mercado americano para investir é comum surgirem diversos termos e métricas diferentes das utilizadas no Brasil, principalmente no setor imobiliário, em específico para os REITs.
Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre esta interessante classes de ativos, acesse aqui.
Pensando nisso, que tal passarmos de forma direta ao ponto sobre importantes conceitos que irão te ajudar a entender melhor e investir cada vez mais de forma eficiente em REITs.
Adjusted Funds from Operations (AFFO): O AFFO é uma medida para estimar o fluxo de caixa da operação de um REIT. O seu cálculo é feito a partir do valor de FFO ajustando o valor com as despesas de capital recorrentes necessárias para a manutenção das propriedades. O AFFO é considerado um indicador mais preciso para avaliar a capacidade de pagamento de dividendos de um REIT.
Capitalization Rate: chamada também de cap rate, é a taxa de capitalização de um imóvel. Ela é determinada pela divisão da receita operacional líquida da propriedade pelo seu preço de compra, ou seja, é a rentabilidade do imóvel. Geralmente, altas taxas de capitalização indicam retornos mais altos e maior risco percebido.
Funds from Operations (FFO): refere-se ao valor utilizado pelos REITs para definir o fluxo de caixa de suas operações. Empresas do setor imobiliário utilizam o FFO como medida de desempenho operacional. Ele é calculado adicionando a depreciação, amortização e perdas nas vendas de ativos aos lucros e, em seguida, subtraindo quaisquer ganhos nas vendas de ativos e qualquer receita de juros. É usualmente indicado pelas empresas em uma base por ação.
Net Asset Value (NAV): Considerado como o valor de mercado dos ativos de uma empresa, calculado como o valor dos ativos de uma entidade menos o valor de seus passivos. Utilizado para o cálculo do valor de imóveis e fundos de investimento.
Net Operating Income (NOI): O NOI é considerado como o lucro operacional líquido de um REIT e é utilizado para analisar a rentabilidade de investimentos imobiliários. É calculado como o somatório das receitas de aluguel menos todas as despesas operacionais necessárias para a manutenção do imóvel. Pode ser considerado como o lucro operacional do REIT.
Same Store Revenue: são as vendas das mesmas lojas, este indicador é utilizado para se comparar a receita de um mesmo grupo de propriedades em diferentes períodos. É importante para avaliar como a companhia reajusta seus aluguéis e sua capacidade de repassar o aumento de preço para seus inquilinos.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682