A inflação medida pelo IPCA registrou uma queda de -0,08% em Junho, ficando em linha com as expectativas do mercado. No acumulado de 12 meses, a inflação atingiu 3,16%.
Em um primeiro momento, os dados pareciam ser positivos para o mercado, mas é um ato falho olhar apenas a inflação “cheia”. Quando olhamos os números de forma mais detalhada, observamos que a inflação de serviços subjacentes ficou acima das expectativas. Entre os principais itens que puxaram para cima a inflação de serviços podemos citar passagens aéreas, aluguel e alimentação fora do domicílio.
O grande ponto é que os preços dos serviços são bastante sensíveis ao ciclo econômico e a política monetária, podendo fazer com que o Banco Central tenha uma maior cautela no ritmo de redução da taxa de juros. Dessa forma, o mercado que estava bastante ansioso e precificando um corte de 50 pontos na reunião de Agosto, começa a ajustar suas expectativas e isso pressionou negativamente a bolsa.
Acredito que um ponto positivo olhando para frente é que a alimentação fora do domicílio (que possui maior peso no núcleo de serviços) deve registrar um alívio nos próximos meses. Isso porque existe um pequeno “boom” nesse segmento pós-pandemia que não deve perdurar e também pela queda no preço das commodities.
Então, você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Nós, analistas da VG Research. estamos à disposição para esclarecer cada uma delas. Conte com o nosso time para explorar o mercado financeiro.
Siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima