Na quarta-feira, o Federal Reserve (Fed), banco central norte-americano, realizou a tão aguardada reunião. De forma unânime, eles confirmaram a expectativa de mercado ao manter a taxa de juros. Dessa forma, a Fed fund rate se mantém entre 5,25% e 5,50% pela quinta reunião consecutiva. Além de manter a taxa de juros, Jerome Powell, presidente do Banco Central, renovou as expectativas do mercado com suas declarações, e os membros do Fed atualizaram as projeções econômicas.
Em linha com o observado nas últimas reuniões, as falas de maior destaque foram relativas ao compromisso de atingir a meta da inflação de 2% e que as decisões das próximas reuniões serão conforme os dados mais recentes. O comitê indicou a decisão de manter os juros para poder acompanhar os efeitos graduais do aperto monetário em vigor.
O Federal Reserve
Devido aos dados de inflação estarem acima das expectativas para os meses de janeiro e fevereiro, o mercado estava receoso de que isto seria o suficiente para que o Fed reavaliasse a condução da política monetária para 2024. Segundo Powell, o Federal Reserve precisa acompanhar estes dados como dois capítulos da história para ter a convicção de que cortar os juros é apropriado. Porém, a história com enredo de queda da inflação está mantida. Mas confirmaram que precisamos de mais dados positivos antes de discutirmos a primeira redução.
Gráfico de pontos
Com relação a atualização do gráfico de pontos, os principais destaques foram a manutenção da expectativa de juros em 4,6% para 2024, ou seja, confirmando a tendência de que teremos três cortes de 0,25 p.p. Entretanto, os juros para 2025 e 2026 tiveram uma leve alta, saindo de 3,6% para 3,9% e de 2,9% para 3,1%, respectivamente. O gráfico de pontos mostrou que o consenso do comitê está de fato convergindo para que os juros ao final de 2024 sejam de 4,5%-4,75%.
Outro destaque foi que cinco votos indicavam juros abaixo de 4,5%, mas no gráfico atualizado, apenas um voto foi indicado.
Com relação a inflação, espera-se que o PCE núcleo seja de 2,6%, contra 2,4% projetados em dezembro de 2023. Outro destaque foi o reajuste positivo do PIB, saindo da expectativa de crescimento de 1,4% para 2,1% para o ano de 2024.
Após anúncio do FOMC, as bolsas encerraram a quarta-feira em alta, com o índice S&P renovando máxima histórica, acima dos 5.200 pontos.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Analista CNPI 2682