Índice de inflação nos Estados Unidos assusta o mercado
Na quarta-feira, 10/04, foi divulgado o Consumer Price Index (CPI), importante indicador de inflação nos Estados Unidos, sendo que seu valor referente ao mês de março foi de 0,4%, acima da expectativa de 0,3%. O valor acumulado para os últimos doze meses foi de 3,5%, em linha, mas acima dos 3,2% verificados em fevereiro.
Apesar disso, o índice núcleo, que desconsidera os aumentos de energia e alimentação, também foi de 0,4%, acima da expectativa de +0,3%. Seu valor acumulado é de 3,8%.
Conforme imagem a seguir, há um ano a inflação nos Estados Unidos acumulada era de 5%. Entretanto, o índice permanece nos últimos meses sem apresentar uma queda mais expressiva que confirme ao Fed a possibilidade de cortar juros.
Entretanto, o índice de inflação do produtor abaixo do esperado reduz a tensão do mercado
O índice de preço ao produtor do mês de março foi de 0,2%, abaixo da expectativa de 0,3% e consideravelmente abaixo do indicado para o mês de fevereiro, quando foi registrado um aumento de 0,6%. O índice núcleo para o mês foi de 0,2% e acumulado de 2,4%.
Blackstone segue plano de expansão
A Blackstone (NYSE: BX), grande gestora de ativos com foco em imóveis e private equity, segue ativa no mercado realizando novas aquisições. A gestora confirmou que irá adquirir o Apartment Income REIT (NYSE: AIRC), também conhecido como AIR Communities, por US$10 bilhões, a US$39,12 por ação, representando um prêmio de 25% em relação ao preço negociado. Uma vez que, o AIRC é um REIT que atua no setor de apartamentos, sendo o dono de mais de 27.000 propriedades localizadas nos Estados Unidos.
Ademais, foram divulgadas notícias sobre a possibilidade da Blackstone adquirir a L’Occitane (OTCPK:LCCTF), companhia de cosméticos e perfumes. Após os rumores, as negociações de suas ações foram suspensas na bolsa, após alta de mais de 15%.
A inflação nos Estados Unidos, início da temporada de resultados
Além disso, a temporada de resultados do primeiro trimestre de 2024 inicia em 12/04 . Neste primeiro dia os resultados mais aguardados são dos grandes bancos, com destaque ao J. P. Morgan (NYSE: JPM), Citigroup (NYSE: C) e Wells Fargo & Company (NYSE: WFC).
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682