O índice PCE, um dos principais indicadores de inflação dos Estados Unidos, utilizado como importante termômetro de inflação pelo Federal Reserve (Fed), apresentou uma alta de 0,3% em março em relação ao mês de fevereiro. O aumento do índice núcleo, que elimina gastos com comida e energia, vistos como itens mais voláteis, também foi de 0,3%. Na comparação anual, o PCE apresentou um aumento de 2,7% em relação a março de 2023, enquanto o índice núcleo acelerou 2,8%.
O resultado é positivo, visto que muitos investidores temiam uma inflação mais quente do que o esperado. Entretanto, o PCE continua substancialmente acima da meta de inflação do Federal Reserve, de 2%. Ontem, 25/04, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulgou que o PIB do 1T23 subiu 1,6%, ante uma estimativa de 2,5% no quatro trimestre. Estes números, quando analisados em conjunto, alimentam as expectativas de um “desaquecimento”.
Além disso, é importante ressaltar o conceito do PCE. O Índice de Preços para Gastos de Consumo Pessoal (PCE) mede a evolução dos preços dos bens e serviços adquiridos pelos consumidores para fins de consumo, excluindo alimentos e energia. Os preços são ponderados de acordo com a despesa total por item. O índice mede a variação de preços do ponto de vista do consumidor e é uma maneira fundamental para medir as variações de tendências de compra e a inflação nos EUA.
Por fim, maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente no Instagram