Keith Gill, um dos influenciadores que fomentaram o hype que fez as ações da GameStop dispararem aproximadamente 2.500%, no início de 2021, ressurgiu após 3 anos longe das redes sociais. A princípio, uma única postagem do influenciador no X, que apresenta a figura de um jogador de videogame aproximando seu rosto de uma TV, em uma posição de “ataque”, foi suficiente para promover uma alta de 74,10% na sessão de ontem (13/05).
De acordo com a Bloomberg, a alta de hoje pode ter custado US$1,4 bilhão para os vendedores a descoberto (short sellers). As ações da companhia chegaram a disparar 120%, atingindo US$37,74. Este movimento revive, ao menos momentaneamente, a história de quando o fórum WallStreetBets, no Reddit, foi capaz de inflar inúmeras ações. Uma vez que passaram a ser chamadas de “meme stocks”, estimulando movimentos abruptos e coordenados.
Do ponto de vista fundamentalista, a situação da GameStop continua delicada. Em março, as ações caíram mais de 14%, após anunciar uma forte queda nas receitas e cortes de custos. Lojas da companhia continuam sendo fechadas: a GameStop possuía 4.413 lojas em janeiro de 2023 vs 4.169 em 3 de fevereiro.
A situação da GameStop é tão delicada que a ação é totalmente marginalizada pelos analistas de Wall Street. Apenas 3 analistas cobrem a companhia: dois recomendam a venda e um recomenda a manutenção.