A seguir, vamos fazer um giro pelas novas atualizações no mercado internacional.
Eleições americanas cada vez mais em evidência
No último sábado durante um discurso no estado da Pensilvânia o candidato à presidência Donald Trump sofreu uma tentativa de assassinato. O responsável pela tentativa atingiu a orelha de Trump.
Além disso, do lado do partido Democrata, a pressão para que Biden não seja candidato à reeleição tem sido cada vez maior. Na quarta-feira Biden informou que consideraria abandonar a corrida presidencial se fosse identificada alguma “condição médica” e no mesmo dia ele foi diagnosticado com COVID-19. O nome de Kamala Harris é o mais provável em caso de troca. Além disso, Michelle Obama é um dos nomes considerados, mas atualmente é menos provável.
Estes eventos trouxeram ainda mais evidências de que a eleição de novembro deve ser uma das mais disputadas da história.
Giro pelo mercado internacional: Temporada de resultados
Ao longo desta semana a temporada de resultados ganha força, com destaque aos resultados da companhia aérea United Airlines (NASDAQ: UAL) cujo lucro cresceu mais de 20% com o aumento na procura por viagens internacionais. Entretanto, o guidance para o terceiro trimestre desapontou, devido a dificuldade que as empresas do setor devem ter em atender a capacidade doméstica.
Além disso, os primeiros REITs divulgaram resultados. O mais importante da semana foi a divulgação do Prologis (NYSE: PLD), o maior nome do setor. Seu resultado foi considerado positivo pelo mercado, após a companhia bater as estimativas de mercado e anunciar uma melhoria no guidance para o ano de 2024. Outros nomes que superaram as expectativas foram o Crown Castle (NYSE: CCI), que atua no segmento de torres de comunicação, e o SL Green Corp. (NYSE: SLG), que atua no setor de escritórios com foco na cidade de Nova Iorque.
Big tech em queda e rotação de carteira
Na quarta-feira as grandes empresas de tecnologia encerraram o dia em queda, sendo este o pior dia para o segmento desde 2022. O índice Nasdaq encerrou com queda de quase 3%, puxado pela queda de mais de 6% da NVIDIA (NASDAQ: NVDA) e mais de 10% da Advanced Micro Devices (NASDAQ: AMD).
A principal razão foi de uma possível promulgação de regras mais rígidas para a exportação de chips para a China. Outro destaque dos últimos dias foi a rotação de carteira realizada por grande fundos e investidores, reajustando suas posições em ativos de outros setores além de tecnologia.
Banco Central Europeu (BCE) mantêm taxa de juros
De forma esperada o BCE decidiu pela manutenção da taxa de juros, após realizar o primeiro corte na reunião anterior. A presidente do Banco Central confirmou a existência de pressões inflacionárias no mercado que ainda necessitam de acompanhamento para permitir um novo corte. Assim, o Banco Central manteve a taxa de juros em 3,75%. Enquanto isso, a inflação encerrou junho em 2,5%.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682