A temporada de resultados do terceiro trimestre de 2021 (3T21) está se encerrando e, de maneira geral, estamos visualizando resultados bem positivos e acima das expectativas.
Entretanto, alguns balanços surpreenderam negativamente os investidores, como por exemplo, o do Magazine Luiza (MGLU3).
O Magazine Luiza sempre foi conhecido por reportar resultados acima das expectativas do mercado, o que sustentava as ações da companhia em um patamar de valuation considerado elevado. Nesse contexto, diferente do que aconteceu nos últimos anos, a companhia reportou um resultado bem abaixo da expectativa do mercado.
Não há dúvidas que o cenário macroeconômico foi mais desafiador no terceiro trimestre de 2021, com a inflação persistindo acima das expectativas e a taxa de juros com possível ciclo de alta mais longo.
Nesse contexto, apesar das vendas da Magalu registrarem crescimento sobre uma base de comparação bastante forte, a rentabilidade ficou abaixo da esperada e as lojas físicas já estão sofrendo com o cenário mais negativo que citamos.
A margem bruta registrou uma queda de 1,5 ponto percentual no período, refletindo o Mix de vendas com maior participação do e-commerce e aumento da inflação de custos.
Além disso, as despesas com vendas atingiram 18,4% da receita líquida, alta de 1,2 p.p. em relação ao 3T20, refletindo a menor diluição de despesas nas lojas e maior despesas de marketing no e-commerce.
Por fim, podemos visualizar que o cenário macroeconômico atual é bastante prejudicial a empresas do setor varejista como Magazine Luiza e Via, visto que uma inflação e taxa de juros mais alta afeta diretamente a confiança do consumidor e seu poder de compra.