Nesta terça-feira (30), o IBGE divulgou que a taxa de desemprego caiu para 12,6% no terceiro trimestre, uma queda significativa quando comparamos com o patamar de 14,20% do trimestre anterior.
Taxa de DesempregoFonte: IBGE
Com isso, o número de pessoas desocupadas caiu para 13,5% (-9,3%). Vale destacar que a taxa de desocupação do Sudeste saiu de 14,6% para 13,1%, enquanto no Nordeste foi de 18,3% para 16,4%.
Do lado negativo, a maior taxa de desemprego foi registrada na Bahia (18,7%).Além disso, o rendimento real foi de R$ 2.459 no terceiro trimestre de 2021, queda de 4% em relação ao trimestre anterior e de 11% ante o mesmo período do ano anterior.
Portanto, é possível notar que o aumento do emprego está sendo puxado principalmente por vagas de salários menores, além disso, vale destacar que existe uma perda do poder de compra por conta da inflação.
“No terceiro trimestre, houve um processo significativo de crescimento da ocupação, permitindo, inclusive, a redução da população desocupada, que busca trabalho, como também da própria população que estava fora da força de trabalho”,destacou a Adriana Beringuy, coordenadora de Trabalho e Rendimento do IBGE.
Por fim, acreditamos que a forte recuperação registrada no mercado de trabalho é bastante positiva, visto que é um importante indicador para contribuir com a recuperação econômica do país.