O Índice de Confiança Empresarial (ICE) apresentou uma queda de 3,3 pontos em novembro, atingindo 97 pontos.O Índice de Expectativas registrou uma queda bastante expressiva no período, sendo a maior desde março, refletindo principalmente as incertezas em relação a recuperação econômica em meio a inflação elevada e escalada da taxa de juros.
Índice de Confiança Empresarial Fonte: FGV
Vale destacar que o Índice de Confiança Empresarial (ICE) da FGV, consolida índices de confiança dos quatros setores de cobertura: Indústria, Serviços, Comércio e Construção. Com isso, todos os índices de confiança dos grandes setores apresentaram queda em novembro, com a maior delas sendo no Comércio, seguida pela Indústria e Serviços. A confiança da construção registrou estabilidade em novembro.
Por fim, podemos notar que os principais indicadores econômicos estão sinalizando movimentos negativos para o desempenho da economia brasileira no futuro, com exceção do excelente dado de emprego que foi divulgado ontem.
Entretanto, para o investidor brasileiro, vale lembrar que são nos momentos de maiores incertezas que surgem as boas oportunidades de investimento em empresas de qualidade com preços atrativos.