O Produto Interno Bruto (PIB), que basicamente representa a soma dos bens e serviços finais produzidos no país, apresentou uma queda de 0,1% no terceiro trimestre, na comparação com o trimestre anterior.
Produto Interno Bruto (% vs. trimestre anterior)
Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research
O resultado foi puxado principalmente pela queda relevante da agropecuária (-8,0%), além da redução de 9,8% nas exportações de bens e serviços. Do lado positivo, o setor de serviços, responsável por mais de 70% do PIB, registrou uma alta de 1,1%, enquanto a indústria apresentou estabilidade (0,0%).
PIB e subsetores
Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research
A economia brasileira está tentando registrar uma recuperação em meio a redução das restrições e avanço do processo de vacinação, entretanto, o alto nível de inflação e taxa de juros, além do risco fiscal e instabilidade política, são variáveis que podem atrapalhar o processo de crescimento econômico principalmente em 2022.
Por fim, considerando um tempo de análise mais amplo, podemos concluir que o Brasil conseguiu entregar uma ótima recuperação após o período mais intenso de queda na pandemia. O PIB atualmente está no mesmo patamar do fim de 2019 e início de 2020, acumulando uma alta de 5,7% até o momento em 2021.