Para investir com segurança o ideal é realizar uma análise dos múltiplos acerca dos números da companhia. Por meio dessa análise você verificar diversos aspectos econômico-financeiros da companhia e até mesmo proceder com comparações em relação aos seus pares. Considerando a importância dos indicadores nas análises e decisões de investimentos no mercado financeiro, trataremos de um múltiplo indicador bastante útil, que é VPA (Valor Patrimonial por Ação), que, geralmente, é utilizado na sua relação com o preço da ação, que é o P/VPA (Preço sobre o Valor Patrimonial por Ação).
O que significa P/VPA?
É um indicador simples, mas que diz muito. Então, o VPA significa a relação entre o patrimônio líquido de uma empresa e seu total de ações emitidas.
O P/VPA é a relação entre o preço daquela ação cotada no mercado e o seu valor patrimonial por ação.
Assim, do mesmo modo que para o P/Ativo, as fórmulas do VPA e do P/VPA são bem simples. Vejam:
Para que serve o P/VPA?
Ele é utilizado para analisar se o valor patrimonial da companhia está subvalorizado ou sobrevalorizado no mercado financeiro, e o critério de comparação é o preço, isto é, o valor que o mercado está oferecendo/pagando para pelo patrimônio daquela companhia.
Onde encontro os valores para o cálculo do P/VPA?
Da mesma forma que orientamos sobre o cálculo do P/Ativos, o preço da ação você pode encontrar no próprio google, digitando o código da empresa. Por exemplo, para encontrar o valor da ação da Cogna é só digitar COGN3 no google e encontrar a sua cotação para a data requerida.
Já o valor do patrimônio líquido, você deve buscar nas demonstrações contábeis das empresas, neste caso, no Balanço patrimonial, obtido pelo site da Brasil, Bolsa, Balcão (B3) ou no site de relações com investidores da própria companhia.
Lembrando que os valores a serem utilizados no cálculo do indicador são unitários, então, o preço é o de uma ação e o patrimônio líquido deve ser dividido pelo número de ações da companhia, conforme seu balanço patrimonial.
Como interpretar o P/VPA?
Já que esse indicador consegue analisar qual o valor que o mercado está oferecendo pela sua empresa em termos de patrimônio, se ele for inferior a 1, como é o caso da Cogna, significa que o mercado está pagando por aquela empresa um valor menor do que o seu valor patrimonial.
Por outro lado, se o valor do P/VPA for superior a 1, significa que o preço pago pelo mercado é superior ao valor patrimonial da empresa.
Assim, por meio desse indicador, considerando outros fatores, sendo baixo, ele pode indicar que a empresa é uma oportunidade de investimentos ou também pode sinalizar prejuízo quando da venda da ação. Por outro lado, um valor alto, pode significar que a empresa está supervalorizada pelo mercado, e um ajuste para baixo por estar por vir, ou mesmo que o mercado está apostando em expectativas de crescimento para aquele ativo.
Qual a diferença entre P/VPA e o P/Ativo?
Os dois medem a relação entre o preço que o mercado está disposto a pagar em relação ao valor patrimonial por ação, no caso do Preço/VPA, e com os ativos, para o P/Ativo.
Vale lembrar que patrimônio líquido é um valor residual, ou seja, o que “resta” dos ativos após deduzidos todos os seus passivos. Então, já fica claro que o valor patrimonial traz um retrato mais “real” das aplicações da companhia.
Quando comparamos o preço com os ativos, apenas estamos considerando as aplicações de recursos, e não as origens dos recursos aplicados.
Um indicador não desmerece o outro, pois cada um possui sua relevância no processo de análise e de decisões de investimentos. O recomendado é combinar os múltiplos para análises mais cuidadosas.
O P/VPA possui limitações?
Sim, assim como os demais indicadores. Então, o VPA ou P/VPA analisados sozinhos não trazem uma análise confiável, haja vista a possibilidade de trazer distorções, pois há empresas cujo patrimônio líquido é bem pequeno, então, consequentemente, a análise do indicador de forma isolada pode não trazer tanta segurança.
Desse modo, é necessário que ele seja analisado em conjunto com outros indicadores, pois assim, identifica porque o mercado está valorizando ou não o patrimônio daquela empresa.
Então, ficou mais claro o que significa o indicador P/VPA? Percebeu como é simples? Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Caritsa Moreira