O Nikkei 225, principal índice do mercado de ações no Japão, atingiu uma nova máxima histórica após 34 anos de espera. Em 29 de dezembro de 1987, o índice alcançou 38.915,87 pontos, após uma performance surpreendente, pois em 1985 a bolsa japonesa estava sendo negociada aproximadamente em 12.000. Mas em seguida o índice passou por um dos bear markets mais negativos da história.
Considera-se este ciclo de alta na década de 80 como uma das principais bolhas do mercado financeiro. O Japão era sinônimo de prosperidade e de muitas expectativas com suas empresas. Um dos grandes nomes foi a Sony, empresa criada por Akio Morita, que em 1989 adquiriu a Columbia Pictures por US$3 bilhões, valor elevado até mesmo quando pensamos em negociações atuais.
Dificuldades em crescer
Akio foi uma figura simbólica no Japão, ele escreveu o livro “O Japão que sabe dizer não”, sendo que ele inclusive disse que “Os Estados Unidos talvez nunca consigam competir conosco”. Entretanto, desde 1990 o país enfrenta sérias dificuldades em crescer, apresentando o desafio de conter diversos períodos de desinflação, tanto que sua taxa de juros é negativa há vários anos, como tentativa de incentivar a economia. Enquanto isso, o Japão viu Estados Unidos e China crescerem e se tornarem as maiores economias do mundo.
Entretanto, com alta de mais de 17% este ano, o índice encerrou a quinta-feira em 39.098,68 pontos. Desde o ano passado a bolsa japonesa é a bola da vez para o mercado global, inclusive com Warren Buffett realizando investimentos em empresas japonesas.
Os lucros das empresas japonesas quase triplicaram desde a bolha, influenciado pelos estímulos econômicos do Banco Central japonês. As principais empresas atualmente no Japão são a Tokyo Electron, Toyota, Mitsubishi Corporation, Nintendo entre outras.
Segundo o Bank of America este bom momento da bolsa japonesa deve ser mantido. O banco prevê que o Nikkei 225 encerre 2024 em 41.000. O sentimento dos investidores japoneses é de alívio, pois finalmente ultrapassou a antiga máxima.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Analista CNPI 2682