Como controlar a distração no Mercado Financeiro? Sem dúvida alguma, a renda variável nos traz bons retornos, porém, exige um pouco mais do investidor.
Neste cenário, para obter sucesso no mercado, você precisa ter foco e as distrações, sobretudo de volatilidade, acabam desviando você do que realmente importa.
Desse modo, o mercado brasileiro, um país em desenvolvimento, acaba sendo afetado por diversos fatores em maior intensidade se comparado a outros países.
E essa situação é bem perceptível no mercado financeiro. Um exemplo bem claro é a volatilidade que sentimos na Bolsa de Valores Brasileira. E é nesse ponto em que você se distrai, perde o foco!
Deixa-me te explicar! A renda variável está sujeita a oscilações, algumas maiores e outras menores.
Quando estamos diante de períodos mais turbulentos, como de pleito eleitoral, taxa de juros e inflação elevadas, guerras em outros países, ou mesmo alguma pandemia, o mercado de ações brasileiro costuma “sangrar”.
É isso, mesmo, ficar no vermelho. Observamos as notícias e na nossa própria tela de investimentos vemos os preços das ações derretendo, com -10%, -15%, -20% e sucessivamente.
E você, como fica?
Os investidores ficam desesperados, achando que as empresas perderam -10%, -15%, -20% de geração de fluxo de caixa! Mas, seria de fluxo de caixa mesmo (valor) ou de preço (cotação)?
Tenho certeza que você falou preço!
Está vendo como você conhece os pressupostos da análise fundamentalista? Isso mesmo, investidores fundamentalistas têm por base a geração de fluxo de caixa pelos ativos. E quando uma empresa perde preço não significa que ela está perdendo, proporcionalmente, na geração de caixa, isto é, valor.
Veja um exemplo: se alguma figura política expõe algo que o mercado financeiro não aproveita, será questão de pouco tempo para uma empresa cair 10% da sua cotação na Bolsa de Valores.
Te pergunto: de um dia para o outro a empresa deixou de gerar 10% de caixa? Todo o histórico, a resiliência de resultados deixaram de existir? A chance é praticamente zero disso acontecer!
E sabe o que acontece? Você, investidor, acaba se distraindo, saindo do seu foco fundamentalista, da visão de longo prazo. E por mais que seja ciente que está sujeito a risco, acaba se perdendo nesse caminho se não controlar essa distração.
Você deve se preocupar com a empresa, como ela está gerando caixa, quais as perspectivas futuras, qual o seu valor. Para obter sucesso nesse mercado de renda variável é necessário não fazer relação com informações que te tiram do foco, ou seja, que te distraiam do que realmente importa nos investimentos, a qualidade dos ativos.
Concordamos que a curto prazo tudo é incerto, o mercado é reflexo do imediatismo. Porém, no longo prazo, uma boa empresa não fica despercebida. Então, por esse motivo que o foco está no valor intrínseco da ação, aquele valor de longo prazo e que não está refletido no preço, já que é uma métrica de curto prazo.
Pensa comigo: se alguns podem pensar que o longo prazo não é uma boa estratégia, e do outro lado a empresa esteja entregando resultados a uma taxa satisfatória, significa que o valor intrínseco daquele ativo está aumentando, e que o mercado não está remunerando a empresa e com isso, fazendo com que aquele ativo apresente maior desconto, ou seja, oportunidade de compra.
Quando surgir dúvidas ao longo do processo, procure se afirmar com a sua casa de análise, com os casos de sucesso, com os fundamentos que estão por trás de cada estratégia de investimento. Precisa lembrar que somente a Bolsa de Valores não irá te proporcionar o retorno que tanto espera, mas sim, a sua capacidade de poupança, nível de educação financeira, e o entendimento dos fundamentos, e claro, muita disciplina.
Não esqueça de estar sempre acompanhado de uma boa casa de análise que passe segurança, pois assim, você, investidor, terá mais tempo para focar em aumento de renda e entender melhor o mercado de ações, sobretudo os seus fundamentos.
Com certeza, se livrando das distrações, você terá êxito no mercado de ações.
Se você quer investir com segurança e foco em resultados:
Conheça o Plano VG VIP
São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.
Então, ficou mais claro para você no que tem que focar para investir no mercado de ações e evitar/controlar as distrações? Foque no que interessa e explore a renda variável! Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Caritsa Moreira