A Inteligência Artificial pode bater o mercado?

Podemos considerar que Inteligência Artificial (IA) é a expressão mais comentada de 2023. Houve o anúncio de diversos modelos, protótipos e projetos envolvendo esta tecnologia promissora. O mercado americano, apesar da alta dos juros nos últimos meses, tem performado bem devido às empresas de tecnologia.

O poder da IA ainda não traz uma completa compreensão, mas é certo que ela será capaz de auxiliar em diversos mercados, tais como o de saúde, transporte, pesquisa e desenvolvimento entre muitos outros. Claro que o mercado financeiro usará a IA, mas será que ela será capaz de performar melhor do que a média? Ou seja, será que a IA é capaz de bater o mercado? Estas tecnologia serão capazes de tomar boas decisões de investimento?

Investimentos em IA no Brasil podem chegar a R$ 2,4 bilhões em 2021 - Olhar  Digital
Fonte: https://olhardigital.com.br/2021/02/05/noticias/investimentos-em-ia-no-brasil-podem-chegar-a-r-24-bilhoes-em-2021/

No mercado já existem alguns robôs que realizam algumas operações, de acordo com sua programação. Entretanto, por meio do aprendizado, seria uma inteligência artificial capaz de monitorar uma empresa da mesma forma que um analista faz?

De fato, já existem fundos que estão investindo na tecnologia visando aumentar sua rentabilidade. Por exemplo, o Voleon Group, um Hedge Fund na California e que possui US$5 bilhões em ativos está dedicada a criar um IA para bater o mercado.

Apesar de ser muito promissor, por enquanto a ferramenta não atingiu o objetivo de forma consistente. Um índice denominado Eurekahedge que possui 12 fundo que utilizam a IA performaram abaixo do mercado em cerca de 14 p.p. nos últimos cinco anos. A imagem abaixo ilustra o desempenho da ferramenta de IA em vermelho, com retorno próximo de 20% desde 2018 e o retorno do índice próximo de 30%.

Gráfico, Gráfico de linhas

Descrição gerada automaticamente

Fonte: Financial Times

Apesar de estar distante do índice e da alta expectativa em relação a tecnologia, o desempenho não é distante da performance de outros fundos. Segundo a Plexus, a IA já pode competir com os gestores de fundos tradicionais.

De acordo com a Plexus Investments, uma gestora de ativos que acompanha os retornos de fundos boutique de IA, apenas 45% superam os benchmarks pelos quais eles se avaliam.

Ponto de atenção

Infelizmente hoje é comum plataformas oferecerem ganhos rápidos e fáceis para os investidores. Entretanto, são golpes ou pirâmides financeiras. Como a ferramenta de IA é algo novo, pode ser que o seu uso seja como a promessa do alto retorno.

Suspeito desse tipo de “investimento”. Sempre procure por profissionais habilitados e o conhecimento para que você possa discernir entre o que é o correto e a falsa promessa.

Conclusão

A IA ainda é um tema novo m que terá estudos e desenvolvimento nos próximos anos. É uma ferramenta poderosa e de alta capacidade para auxiliar analistas para melhores decisões, pois elas possuem alta capacidade de sintetizar informações.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

@guilhermeammorais

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.