Tesla Cybertruck.
As ações da Tesla caíram mais de 7% nesta segunda-feira (04/03). Após anunciar uma queda nas vendas em fevereiro na China, o mercado onde tem enfrentado uma competição cada vez mais acirrada, como a BYD. Sendo assim, no mês de fevereiro, a Tesla vendeu 60.365 veículos, representando uma queda de 19% em relação ao ano anterior e o menor número de veículos vendidos desde dezembro de 2022.
A Tesla tem tentado reaquecer a demanda promovendo uma série de descontos e incentivos tanto nos Estados Unidos quanto na China. Dentre os descontos e incentivos, estão descontos em seguros, condições especiais de financiamento para alguns veículos da empresa, como o Model Y, e reduções em custos de acessórios. A companhia tem sido mais agressiva na guerra de preços do setor, que tem sofrido com uma demanda reprimida principalmente nos Estados Unidos.
Má notícia ou boa notícia?
No final de fevereiro a Apple teria cancelado o seu projeto de carro elétrico, de acordo com uma fonte da Reuters. Ainda de acordo com esta fonte, vários funcionários que trabalhavam no projeto serão transferidos para o departamento de Inteligência Artificial (IA) da companhia. Após mais de uma década em “desenvolvimento”, a desistência do projeto pode sinalizar a descrença da Apple quanto a capacidade de obter bons ganhos no mercado de veículos elétricos ou que as barreiras de entrada já estão elevadas demais para a entrada de um novo player.
Com o anúncio, Tesla, BYD, SAIC e outras companhias especializadas em veículos elétricos devem estar com a “pulga atrás da orelha”. Afinal, “o que enxergaram para tomar tal decisão?”.
@lucaschwarz