O banco Itaú informou ao mercado que o seu conselho de administração aprovou a cisão total do Itaú BBA. Assim, a empresa convocou uma assembleia geral extraordinária (AGE) para tratar sobre a questão, que ocorrerá no dia 30 de novembro.
De acordo com a proposta da administração, “objetivando maior eficiência e retorno dos valores investidos, o Conglomerado Itaú Unibanco tem buscado, de forma constante, a racionalização do uso de seus recursos e a otimização de suas estruturas e negócios”. Dessa maneira, o conselho aprovou a proposta de reorganização societária que resultará na cisão total do Banco Itaú BBA. E a incorporação das parcelas cindidas pelo Itaú Unibanco Holding e por uma de suas subsidiárias, a Itaú BBA Assessoria Financeira.
Itaú Assessoria
Caso a proposta seja aprovada, a Itaú Assessoria assumirá todas as atividades de assessoria financeira, estruturação e coordenação de operações com títulos ou valores mobiliários. E para o Itaú Unibanco Holding todas as atividades típicas de instituições financeiras. Vale apontar que a parcela que vai para a Itaú Assessoria tem ativos e passivos avaliados em R$ 2,3 bilhões. Ao passo que avaliamos a parte que vai para o Itaú Unibanco Holding em R$ 709,2 milhões.
Itaú BBA
“O propósito da cisão do Itaú BBA é a busca de maior sinergia entre as empresas e as atividades do Conglomerado Itaú Unibanco, com objetivo de racionalizar custos e gerar mais eficiência”, afirmou a gestão do maior banco da América Latina.
Além disso, o Itaú apontou que a reorganização pode trazer benefícios de racionalização de recursos e otimização de estruturas e negócios, “considerando a extinção de uma sociedade de seu conglomerado e de suas licenças para operar”. Também foi esclarecido que a reorganização só gerará uma “mera substituição de ativos” no patrimônio líquido da instituição. Assim, indicando que não há outros impactos financeiros, como aumento de capital social, por exemplo.
A auditoria responsável pelo laudo de avaliação do patrimônio contábil do Banco Itaú BBA será a PWC. Na nossa compreensão, podemos analisar a cisão do Itaú BBA de forma positiva, apesar de ainda não termos claros os valores estimados da economia e dos ganhos de eficiência que essa operação poderá gerar.
E você investe nas ações do Itaú? Posta aqui abaixo nos comentários!
Milton Rabelo
Analista CNPI 2444