Após cair mais de 50% entre 1º de janeiro de 2022 e 2 de novembro de 2022, os investidores da TSMC respiram um pouco mais aliviados após a notícia de que a Berkshire Hathaway, holding liderada por Warren Buffett e Charles Munger, anunciou a compra de uma participação relevante de US$4,1 bilhões na companhia taiwanesa. De acordo com a Associação da Indústria de Semicondutores dos Estados Unidos, a TSMC é responsável por aproximadamente 90% dos chips de alta qualidade do mundo, fornecendo chips para gigantes da tecnologia como Apple, Qualcomm, NVIDIA, Broadcom, AMD, Intel e Mediatek. Não por acaso, a TSMC é considerada uma espinha dorsal da indústria global de semicondutores.
A TSMC desempenha um papel-chave nas tensões geopolíticas envolvendo a República Popular da China (mais conhecida como China) e a República da China (mais conhecida como Taiwan). Muitos acreditam que a relevância de Taiwan como produtor mundial de microchips, sendo a TSMC o principal nome da indústria no país, funciona como uma espécie de escudo, ao fazer a China pensar cautelosamente antes de usar uma força militar contra o país, que Pequim considera como província rebelde. Em outras palavras, a indústria de chips do país funciona como um “escudo de silício”, freando os interesses chineses frente a uma possível reação (incluindo militar) em escala global.
Além da incerteza associada às tensões geopolíticas entre China e Taiwan, que se intensificaram em 2022, existe bastante incerteza sobre a rentabilidade da TSMC. Grande parte da rentabilidade recente apresentada pela TSMC derivou da escassez global de chips, resultado de um aumento expressivo na demanda global por semicondutores, como na indústria de computadores pessoais, em parte intensificado por políticas de isolamento e distanciamento social. Em um cenário de retomada à normalidade, é esperado que os preços de chips voltem a um patamar mais razoável, desacelerando o crescimento verificado nas receitas.
Para os investidores da TSMC, ter a Berkshire Hathaway como sócia pode ser um ótimo sinal. Entretanto, é interessante ressaltar que o Smart Money não é infalível e que os prazos de investimento e níveis de apetite por risco podem diferir. No geral, parecem surgir sinais cada vez mais convergentes de boas oportunidades em tecnologia.
Não é recomendação de investimento.
Lucas Schwarz