Biden eleva impostos que pode impactar a importação de US$18 bilhões em produtos chineses

impostos na importação de produtos chineses

A administração do governo do presidente Biden anunciou nesta semana novas regras tarifárias, ou seja, impostos, para a importação de produtos chineses. Estima-se que a medida possa aumentar os impostos de US$18 bilhões em produtos. Segundo o governo, os aumentos são necessários para proteção da indústria americana contra uma concorrência desleal.

A medida impacta diversos produtos fabricados na China, tais como veículos elétricos, baterias, semicondutores, painéis solares entre outros. O grande destaque é o aumento para os carros elétricos, que passou de 25% para 100%, ou seja, aumentando em quatro vezes os impostos cobrados na importação. 

Outros destaques foram os aumentos para as importações de aço e alumínio, que passarão de 7,5% para 25%, semicondutores que serão taxados em 50% e produtos médicos que tinham tributação entre 0% e 7,5% e terão impostos entre 25% e 50%.

As medidas foram realizadas para dar ao setor manufatureiro dos Estados Unidos tempo para melhorar sua produção a fim de que o próprio mercado possa suprir a demanda interna. E assim, proteger as empresas nacionais. Conforme reportado pelo governo, a China produz em uma escala elevada e acima da demanda global. O que pode inundar o mercado devido a grande oferta. E impacta diretamente a capacidade produtiva dos Estados Unidos. Ademais, as medidas são uma medida para não impedir o progresso dos Estados Unidos em produtos vinculados a energia limpa.

De forma esperada, um porta-voz chinês repreendeu a medida, afirmando que a nova lei contradiz os compromissos que o presidente Biden assumiu de não conter o crescimento do mercado chinês. Caso os Estados Unidos não revisem a nova regra tributária, medidas de defesa deverão ser realizadas pelos chineses.

Taxa de impostos na importação afeta também a eleição presidencial

Mas estas medidas provavelmente possuem objetivos que vão além da proteção ao mercado americano. Uma vez que com as eleições presidenciais em dezembro, o sucesso do governo em realizar investimentos em energia limpa podem ser um bom argumento para sua tentativa de se reeleger. É importante destacar que Trump em seu mandato também tributou produtos chineses.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

@guilhermeammorais

Analista CNPI 2682

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.