Em encontro com Blinken, Xi Jinping, Secretário-Geral do Partido Comunista da China (PCC) e Presidente da República Popular da China, afirmou que a República Popular da China não tem a intenção de “desafiar ou deslocar os Estados Unidos”. Ambos terminaram o encontro ressaltando a aproximação entre os dois países. Foi um encontro visto como um “progresso” após vários incidentes que deterioraram as relações, principalmente envolvendo a questão da soberania da República da China (Taiwan).
Este é o primeiro encontro desde 2018 para resolver tensões geopolíticas. Esse pode ser um sinal de que um encontro entre Xi Jinping e Joe Biden está por vir. Blinken afirmou que ainda que os dois lados não tenham avançado no estabelecimento de comunicações regulares entre as forças militares, o que tem gerado bastante preocupação ao redor do mundo, ele acredita que as “as autoridades norte-americanas mais importantes irão visitar a China nas próximas semanas”.
Segundo a mídia estatal chinesa, Xi Jinping disse a Blinken que “o mundo precisa de uma relação estável entre a [República Popular da] China e os EUA” e que os dois países podem “superar várias dificuldades”.
Então, você ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Nós, analistas da VG Research. estamos à disposição para esclarecer cada uma delas. Foque em explorar o mercado financeiro. Abaixo você pode fazer comentários sobre esse conteúdo ou deixar suas dúvidas.
Lucas Schwarz