Conhecer um pouco sobre como a história se desenvolveu nos ajuda a entender pontos importantes da economia atual. Nesse ponto destaco as crises, pois são a partir dos momentos mais difíceis que grandes mudanças acontecem. E claro, os anos pós-guerra foram de grande importância para a reorganização da economia global, o acordo de Bretton Woods, a fim de reestabelecer o crescimento dos todos os países.
No período final da segunda guerra mundial um evento auxiliou de forma bastante positiva na força que os Estados Unidos teriam na economia do mundo, pois a partir daí os americanos assumiram com mais força se papel de liderança.
Acordo de Bretton Woods
Em julho de 1944, próximo do final da segunda guerra mundial foi realizado um encontro com representantes de cerca de 45 países a fim de definir os parâmetros que iriam reger a economia mundial pós-guerra. Este encontro foi realizado na cidade americana de Bretton Woods, no estado de New Hampshire, no hotel Mount Washington e o acordo definido recebeu o nome da cidade que sediou o encontro.
Pela primeira vez foi negociada uma forma de unir e governar as relações monetárias entre diferentes países. As principais definições do acordo foram:
- Definido que o dólar americano seria a moeda padrão das transações internacionais;
- Conversibilidade das moedas do países participantes em dólar americano com uma variação máxima de 1% para cima ou para baixo;
- Conversão do dólar para ouro. Definido o lastro do padrão dólar-ouro, onde um dólar seria equivalente a 35 gramas de ouro;
- Criação de importantes entidades econômicas, como o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD).
Dessa forma, o sistema financeiro estruturado foi favorável aos Estados Unidos, principalmente pelo fato do dólar americano se tornar a principal moeda do mundo. Além disso, a cotação das outras moedas estaria ligada ao dólar com variação de no máximo 1% e, por fim, o valor e a emissão de novos dólares estaria ligado ao ouro na proporção de um dólar para 35 gramas de ouro.
Criação de instituições
Ademais, o acordo criou instituições que existem até os dias de hoje, sendo atribuídas a elas grandes responsabilidades no equilíbrio financeiro do mundo. A primeira instituição é o FMI, sua principal função é assegurar a estabilidade do sistema monetário internacional e conta com 188 países. As pessoas geralmente lembram o FMI por emprestar dinheiro a países que estão passando por dificuldades financeiras. O Banco Mundial tem como função fornecer ajuda financeira e técnica para as nações em desenvolvimento do mundo, ou seja, sua principal função é auxiliar países em seu crescimento econômico.
A diferença entre as duas instituições é que o primeiro atua na resolução de crises, problemas financeiros e econômicos dos países e instituições, enquanto o segundo ajuda no desenvolvimento, sobretudo o estrutural.
O fim do acordo
Durante 20 anos o acordo funcionou bem entre os países. Entretanto, as dívidas do governo americano cresceram e, além disso, a partir de 1965 a inflação norte-americana entrou em um ciclo de alta. A partir daí, o Federal Reserve, banco central norte-americano, mudou sua política de baixas taxas de juros a fim de controlar a inflação que foi persistente até o início da década de 80.
A imagem abaixo ilustra a inflação norte-americana do final da década de 40 até o início da década de 80.
A obrigatoriedade dos demais países de manter o câmbio de suas moedas fixo ao dólar, somado ao processo inflacionário que desvalorizava o dólar, cada vez mais países e investidores demandaram a troca de suas moedas por ouro, chegando a um ponto onde os Estados Unidos não tinham mais lastro para cobrar a paridade do dólar com o ouro.
Com isso, a pressão de países como a Alemanha e França forçaram o presidente Richard Nixon a encerrar a conversão do dólar para o ouro. Esta medida foi conhecida como o fim do padrão dólar-ouro e encerramento do acordo de Bretton Woods.
Conclusão
Apesar do fim deste acordo, importante pontos permaneceram como legado. O mais importante é a representatividade dos Estados Unidos no mundo, pois até hoje é a maior economia do mundo. Além disso, as instituições e a estrutura de comércio criadas deram maior segurança para a economia.
Se você tem interesse em diversificar a sua carteira investindo em moeda forte, conheça a carteira internacional de Dividendos em Dólar da VG Research!
As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Guilherme Morais
Analista CNPI 2682