Para entender como uma empresa gera valor apresenta-se o conceito de Retorno sobre o Capital Investido (ROIC) e o Custo do Capital (WACC). Quando uma determinada pessoa pensa em criar uma empresa, um dos primeiros passos é determinar qual será o nível de investimento para contratar pessoas e comprar ativos. Aqui temos o denominador da relação ROIC (Retorno/Capital Investido), no qual busca somar todos os investimentos realizados para colocar a empresa em operação. Calcula-se o retorno a partir do NOPAT (lucro operacional líquido depois dos impostos).
O que é ROIC e como funciona?
Então, de maneira simples, o indicador ROIC é basicamente o quanto uma empresa ganha dividido por quanto ela gastou para ganhar isto. Portanto, uma empresa será mais rentável quanto maior for o seu ROIC.
Dito isso, precisamos incluir o conceito do custo de oportunidade do capital, isso porque não adianta a empresa ter um ROIC elevado, se ele estiver abaixo do custo do capital. Por exemplo, uma pessoa pode investir R$ 1 milhão em uma determinada empresa com 10% de ROIC, mas se o Tesouro Selic está pagando 13%, há um valor sendo destruído nesse sentido. Portanto, existe uma taxa mínima de atratividade que sempre precisamos comparar nos investimentos.
As empresas financiam seus investimentos por meio de dívida bancária e do patrimônio líquido, gerando o que chamamos de custo médio ponderado de capital (WACC). Uma empresa gera valor quando ROIC > WACC. Na imagem abaixo, podemos visualizar o caso específico da Localiza (RENT3), uma empresa que vem gerando bastante valor ao longo da sua história. Atualmente, mesmo com a taxa de juros bastante elevada, a Localiza vem conseguindo entregar um ROIC bem acima do seu custo de dívida.
O mercado reconhece bem essas empresas e a Localiza registrou uma valorização acima de 4.000% desde o seu IPO na bolsa de valores. Obviamente, são casos bem difíceis e específicos de encontrar, mas essa relação de ROIC e custo da dívida é bastante importante quando estamos analisando algum negócio.
Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.
Lucas Lima