Conheça os principais índices da Bolsa Americana

Diferente da bolsa brasileira, a Brasil Bolsa Balcão, também chamada de B3, nos Estados Unidos existem várias bolsas para negociação de ativos de renda variável. A história do investimento em renda variável no país é antiga, por isso este tipo de investimento é tão difundido por lá.

Nos Estados Unidos temos aproximadamente 190 milhões de investidores, enquanto no Brasil temos um número próximo de 5 milhões. Além disso, pelo fato dos ativos listados nos Estados Unidos incluírem investimentos globais, investidores de todo o mundo tem interesse em ter pelo menos uma parcela de seus investimentos por lá. 

Dessa forma, naturalmente a concorrência por lá é maior, pois além do país apresentar maiores facilidades para a abertura de novas bolsas, existe o incentivo financeiro destes participantes. Por isso é comum vermos diversos índices diferentes nas notícias e manchetes.

As duas principais bolsas de valores dos Estados Unidos são a The New York Stock Exchange (NYSE) e a NASDAQ Stock Market (Nasdaq) e para representar cada uma destas bolsas, são criados os índices, com diferentes configurações e regras.

O que são os índices americanos?

Um índice de mercado acompanha o desempenho de uma “cesta” específica de ações que representam determinado mercado ou setor das ações listadas em bolsa. Dessa forma, nos Estados Unidos existem índices para quase todos os setores da economia. Por isso, nos país é comum termos fundos de investimento ou fundos de índices (ETF) negociados em bolsa.

Vamos conhecer os principais índices das bolsas americanas?

Fearless Girl – Estátua em frente a bolsa de Nova York

NYSE Composite Index

O NYSE Composite é um índice que inclui todas as ações listadas na bolsa de valores NYSE, sendo que já são mais de 5.000 empresas. O índice tem como peso o valor de mercado de cada ação, ou seja, as maiores empresas têm maior representatividade no índice.

Seu principal ticker de acompanhamento é o NYA.

S&P 500 Composite Stock Price Index

O Standard & Poor’s 500 Composite Stock Price Index também é chamado de S&P 500 ou apenas de S&P, provavelmente é o índice mais conhecido pelos brasileiros. O S&P é composto pelas 500 maiores empresas listadas na bolsa NYSE e, assim como o NYSE Composite, as ações que compõem o índice são divididas de acordo com seu tamanho. A escolha das empresas que fazem parte do índice deve estar de acordo com alguns parâmetros de tamanho, liquidez e setor.

Este índice foi criado em 1957 com a ideia de ser a referência do mercado. Tanto que ele atualmente é considerado o melhor benchmark para o mercado norte-americano. Dessa forma, seu desempenho indica o aquecimento da economia dos Estados Unidos e indica também a performance da bolsa de valores.

As principais empresas que compõe o S&P são:

  • Apple
  • Microsoft
  • Amazon
  • Tesla
  • Google
  • Berkshire

Seu principal ticker de acompanhamento é o SPX.

Dow Jones Industrial Average (DJIA)

Um dos índices mais antigos da bolsa americana, o Dow Jones foi criado em 1896 pelo jornal Wall Street Journal. Este índice é composto por 30 grandes empresas listadas na bolsa de Nova York, sendo referência para muitos investidores. As principais empresas que compõe do Dow Jones são:

  • Visa
  • Walt Disney
  • Procter &Gamble (P&G)
  • Coca-Cola
  • McDonald’s

Seu principal ticker de acompanhamento é o DIA.

Nasdaq Composite

A Nasdaq é uma das bolsas de valores dos Estados Unidos e seu foco são as empresas de tecnologia, dessa forma, seu índice tem maior peso nesse tipo de empresa. A Nasdaq hoje tem uma representação grande, pois já são mais de 3.000 empresas listadas, com valor de mercado acima de US$20 trilhões.

Prédio da Nasdaq em Nova York

Seu principal índice é o Nasdaq Composite ou apenas Nasdaq e reúne todos os papéis listados na bolsa. Junto do S&P e do índice Dow Jones, são os mais famosos dos Estados Unidos.

Há algumas variações deste índice, como o Nasdaq 100, criado em 1985 e que reúne as suas 100 maiores empresas. As principais empresas que compõe a Nasdaq são:

  • Apple
  • Microsoft
  • Amazon
  • Tesla
  • Google
  • NVDIA
  • Meta

O principal índice da Nasdaq é o COMP e do Nasdaq 100 é o NDX.

Índices Russell

Os índices Russell são elaborados pela FTSE, uma companhia independente de propriedade do Financial Times. São vários índices que variam pela quantidade de empresas, sendo que podem ser 50, 500, 1.000, 2.000, 3.000 ou até mais empresas, ou então por tamanho de mercado (market cap).

Provavelmente o mais acompanhado é o Russell 2.000 e seu código é o RUT.

Índices MSCI

Os índices MSCI foram criados pelo Morgan Stanley e representam carteiras teóricas de ações que podem ser agrupadas de acordo com algum método além do valor de mercado. Existem índices ESG, por capitalização, por setores entre outros.

Ainda existem diversos outros índices e referências de mercado, entretanto, os elencados acima são os de maior representatividade para o mercado, sendo eles os de maior interesse dos investidores.

Como o mercado vai se desenvolvendo, com novas empresas e variações no valor de mercado das companhias, estes índices são atualizados periodicamente.

Investir nos índices?

Hoje é possível investirmos nos índices do mercado americano de forma facilitada através do Exchange-Traded Funds (ETF). Fundos passivos que acompanham determinado índice. Os ETFs dos índices americanos mais famosos são o SPX, IVV, QQQ, DIA. É possível investir através de BDRs também, como por exemplo o IVVB11.

Conclusão

Os índices são importantes pois representam o mercado, sendo as referências para investidores acompanharem seu desenvolvimento e poder comparar com sua carteira de investimentos.

Se você quer diversificar a sua carteira de investimentos investindo em moeda forte e com todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência no mercado:

Conheça a carteira VG Dividendos em Dólar!

As melhores recomendações de stocks e REITs da maior bolsa de valores do mundo. Recomendações essas que foram selecionadas pensando na diversificação de patrimônio, redução da volatilidade da carteira e aceleração da liberdade financeira no longo prazo.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Guilherme Morais

Analista CNPI 2682

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.