A taxa de desemprego no Brasil ficou em 14,7% no trimestre móvel de fevereiro a abril de 2021, uma alta de 0,5 ponto percentual em relação ao trimestre de novembro de 2020 e janeiro de 2021. Apesar da evolução no período e o patamar ainda bastante alto, o dado veio em linha com a expectativa do mercado.
Taxa de DesempregoFonte: IBGE
A população desocupada registrou uma alta de 3,4%, atingindo 14,8 milhões de pessoas, enquanto a população ocupada ficou estável em relação ao período anterior. O rendimento real atingiu R$ 2.532 no trimestre, registrando uma estabilidade em relação ao trimestre anterior.
Nos Estados Unidos, o relatório ADP apontou uma criação de 692 mil empregos no setor privado em junho, ficando acima da expectativa do mercado que esperava um patamar de 600 mil.
A expectativa dos economistas é que os Estados Unidos apresente um forte relatório de emprego em junho nesta sexta-feira (02), com desemprego caindo para 5,6%.
Por fim, podemos visualizar que o Brasil permanece com uma taxa de desemprego bastante alta, o que pode prejudicar uma retomada mais forte da economia. Por outro lado, os Estados Unidos estão apresentando uma melhora significativa no mercado de trabalho.