Brasil registra a maior deflação em 24 anos

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma queda de 0,29% no mês de setembro, redução menor do que as expectativas do mercado que era de -0,34%. Esse é o terceiro mês consecutivo de deflação. 

Novamente, o grupo de Transporte foi o responsável por puxar para baixo a inflação no mês de setembro, com uma queda de -1,98%. Entretanto, a queda foi menor que o mês anterior (-3,37%). A redução no preço dos combustíveis permanece bastante forte e registrou uma queda de 8,50% no período. Além disso, o grupo de Alimentação e Bebidas também contribuiu para queda da inflação no período, registrando redução de -0,51%.

Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research

No acumulado do ano, a inflação atingiu 4,09% e, nos últimos 12 meses, de 7,17%. Lembrando que a inflação acumulada nos últimos 12 meses alcançou o pico no mês de março desse ano, registrando 12,13%. 

Interessante destacar a alta de 1,77% do grupo de vestuário no mês de setembro, incremento maior do que o mês anterior que foi de 1,69%. Segundo o gerente de pesquisa do IBGE, o segmento de vestuário é um dos que não subiram os preços durante a pandemia, sendo o momento atual uma oportunidade para reajustar. Esse movimento pode ser benéfico para ações de empresas do setor como C&A, Lojas Renner, Guararapes e outras.

No último Boletim Focus, a expectativa do mercado em relação à inflação de 2022 foi reduzida de 5,74% para 5,71%, sendo a 15ª% queda consecutiva. 

Por fim, o cenário atual é bastante positivo para aumentar o poder de comprar das famílias, beneficiando principalmente o setor de consumo no país. Mantemos a visão construtiva para ações ligadas ao cenário doméstico, que devem se beneficiar bastante da queda de inflação e na taxa de juros em 2023.

Se você não tem tempo para acompanhar todos os movimentos do mercado ou se quer investir com segurança e foco em resultados tendo todo o suporte de uma equipe de analistas com experiência:

Conheça o Plano VG VIP

São 6 carteiras recomendadas separadas em 4 categorias de ações: dividendos, valorização, small caps, microcaps, fundos imobiliários e fundos imobiliários high yield. Essa é uma excelente alternativa para investidores que querem construir uma carteira bem completa, diversificada, com uma boa renda passiva e aproveitando as oportunidades de valorização da bolsa.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Lucas Lima

@lucaslima.mf

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.