O que esperar da economia brasileira?

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro referente ao terceiro trimestre de 2022 foi divulgado nesta quinta-feira (1º). A expectativa do mercado estava girando em torno de algo entre 0,4% e 1,0% de crescimento no período, representando uma desaceleração em relação aos trimestres anteriores. O crescimento divulgado foi de 0,4% no 3º trimestre, portanto, em linha com as expectativas mais baixas do mercado.

Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research

Na nossa visão, o setor de serviços seria o grande destaque e surpresa positiva no PIB do 3º trimestre de 2022, isso porque dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE mostravam crescimento de 3,2% de serviços no período. Vale destacar que o Índice de Confiança de Serviços (ICS), calculado pela FGV, registrou bom desempenho no mês de julho e atingiu o maior nível desde março de 2013 no mês de setembro, corroborando para o bom momento do setor. Importante lembrar que o setor de serviços corresponde a quase 70% do Produto Interno Bruto (PIB).

E de fato, o setor de serviços foi o destaque positivo e registrou crescimento de 1,1%, enquanto a Indústria cresceu 0,8% e Agropecuária reportou queda de 0,9%.

O impacto da elevação da taxa de juros começou a aparecer nos dados do terceiro trimestre, mas será notado realmente apenas quarto trimestre e em 2023, isso porque o governo ainda estimulou bastante a economia no 3º tri com aumento do Auxílio Brasil e liberação do FGTS.

Nesse contexto, temos olhando para frente um cenário macroeconômico mais desafiador no Brasil, com taxa de juros ainda elevada e podendo ficar nesses patamares por mais tempo se a questão fiscal não for bem resolvida. A verdade é que o consumidor ainda está com orçamento bastante apertado pela deterioração do poder de compra que houve nos últimos anos. Dados recentes mostram que a inadimplência vem atingindo níveis recordes, e o endividamento das famílias segue crescente.  Todos os índices de confiança calculados pela FGV registraram queda no mês de novembro. Do lado positivo, a taxa de desemprego permanece em queda e atingiu 8,3% no mês de outubro. 

Por fim, o ano de 2023 será de baixo crescimento e cenário desafiador aqui no Brasil, mas vale destacar que há diversas oportunidades de investimento em empresas de qualidade, que estão bem posicionadas em seus setores e possuem um valuation muito atrativo. As empresas da bolsa são geralmente líderes em seus segmentos e reportam uma resiliência e desempenho acima da média da economia.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos conte com o time da VG Research, siga a gente nas nossas redes.

Lucas Lima

@lucaslima.mf

Artigos Relacionados

Porque assinar a nossa newsletter?

Notícias Notícias

Os nossos analistas realizam uma curadoria cuidadosa das principais notícias sobre a bolsa de valores e nós te enviamos, por e-mail, a visão da VG Research sobre como isso pode impactar os seus investimentos.

Artigos Artigos

Tenha acesso a artigos completos e detalhados, toda a semana, sobre os principais temas relacionados à investimentos, empresas e economia.

Vídeos Vídeos

Aulas online e gratuitas sobre a bolsa de valores para te ajudar a entender mais sobre o universo das ações e saber tomar melhores decisões com os seus investimentos, sempre com foco em crescimento de patrimônio e aumento da renda passiva.