O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil apresentou um crescimento de 1,2% no primeiro trimestre de 2021, na comparação com o trimestre anterior, voltando ao patamar pré-pandemia em termos de volume. O resultado veio acima da expectativa do mercado que esperava alta de 1,0%.
Produto Interno Bruto (PIB) – % ante o trimestre anterior
Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research
Portanto, apesar das restrições que foram impostas principalmente no mês de março, podemos visualizar que a economia brasileira conseguiu registrar uma ótima evolução, o que pode ser explicado pelo fato das pessoas e empresas estarem sabendo lidar melhor com os problemas da pandemia.
Com o resultado apresentado, novas revisões para cima do PIB foram registradas, como por exemplo, o Goldman Sachs elevou sua projeção em 2021 de 4,6% para 5,5%. Em conjunto, o Credit Suisse revisou o crescimento da economia brasileira em 2021 de 4,0% para 4,9%.
Por fim, vale destacar que a economia brasileira foi puxada principalmente pelo desempenho da agropecuária no período, que atingiu uma alta de 5,7%. Do lado negativo, o consumo das famílias apresentou queda de -0,1%, refletindo o cenário de maior inflação e redução dos auxílios.
Desempenho pela ótica da produção e ótica da despesa – % ante o trimestre anterior
Fonte: IBGE. Elaboração: VG Research